Projeto Sol realiza palestra na Câmara sobre energia fotovoltaica

Postado em 16 de maio de 2017

Projeto Sol

Organizada pelos vereadores Edimar do Rosário (PRB), o Pastor Edimar, e Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Cris do Barreto, a palestra do Projeto Sol sobre energia fotovoltaica contou com a presença de um público inexpressivo na noite da última terça-feira (9) no salão nobre da Câmara Municipal de Arujá.

A professora Cris do Barreto disse aos presentes que distribuiu convites para todas as Secretarias arujaenses, mas nenhum secretário compareceu, muito menos enviou representante. “Atualmente a Prefeitura de Arujá gasta cerca de R$ 300 mil com energia elétrica nos prédios públicos e a energia fotovoltaica é uma excelente alternativa para reduzir esse alto custo. Infelizmente não temos aqui nenhum representante do Executivo”, lamentou a vereadora.

A palestra foi ministrada pelo diretor do Projeto Sol, Andrea Bonini, e pelo engenheiro eletricista Luciano Messias. Andrea e Luciano se revezaram nas explicações sobre a necessidade de se ter energia limpa, promovendo assim uma cidade sustentável com qualidade de vida para a sua população. “A energia fotovoltaica utiliza a luz do sol para transformá-la em energia elétrica através de placas instaladas e de um inversor. Cada projeto é elaborado de acordo com o consumo mensal de cada residência”, explica Luciano.

“O excedente de energia de ponta produzida é armazenado nas concessionárias e pode ser utilizado da melhor maneira que o cliente quiser como, por exemplo, em outros imóveis. O investimento é recuperado dentro de pouco tempo, dependendo do tamanho do projeto. A energia fotovoltaica pode ser utilizada em residências, condomínios verticais e horizontais, comércios, indústrias, estacionamentos, shoppings etc. Mais do que investir é pensar na qualidade de vida dos nossos filhos e dos nossos netos”, diz Andrea.

 

Vantagens

Projeto novo no Brasil, a energia fotovoltaica tem uma série de vantagens: contribuir com o meio ambiente, gerar a própria energia, utilizar excedente em outras unidades, retorno do investimento em cerca de três anos, energia limpa e sustentável, redução do IPTU nas cidades onde existir o Programa IPTU Verde, valorização do imóvel em cerca de 20% a 30%, carregamento de carros elétricos gratuitamente.

 

Totem para a população arujaense

O Projeto Sol desenvolveu um carregador de celular que irá doar para a Prefeitura de Arujá e o qual será instalado dentro em breve na Praça do Coreto. Em formato de girassol, o aparelho vai gerar energia limpa para que a população arujaense possa fazer o carregamento dos aparelhos de telefonia celular.

Mais informações sobre o Projeto Sol podem ser obtidas através do site www.projetosol.com

Compartilhar

Outros Posts