Momento de percepção

Postado em 10 de março de 2018

Momento de percepção

Acabamos de começar um novo ano e o mês de janeiro já se foi. Uma parte do ano tão importante que para alguns passou e nem foi percebida.
Se falarmos de outros fatos ou cenas degradantes, como as sujeiras, a violência, a corrupção e a incompetência, quando se banalizam, provocam uma espécie de cegueira coletiva, um déficit de percepção sobre elas mesmas. Para que não nos façam mal, fingimos que não vemos, pois a mente tem uma defesa para manter sua integridade.
Neste sentido os líderes não podem fazer de conta que não há problemas e que o mundo é um mar de calmaria. Não precisam enlouquecer por causa disso, mas devem encará-los de frente e propor soluções.
A verdadeira crise, é a crise de percepção. Muitos líderes não percebem ou fazem de conta que não percebem, quais são os verdadeiros problemas de nosso tempo. A solução para a maioria deles é simples, mas requer uma mudança de foco. E isso é difícil porque significa sair da zona de conforto, e a maioria das pessoas não tem essa disposição.
A crise de percepção se manifesta pela dificuldade que a maioria das pessoas tem de se “conectar os pontos”, ou seja, estabelecer correlação entre os problemas e suas causas, e também entre os diversos fatores que interferem nos objetivos que buscamos.
Estamos vivendo uma crise política e economia, sim, mas é bem possível que ela pudesse ter sido evitada se não fosse precedida pela crise de percepção que vivemos no mundo.
Vamos voltar nossos olhos para este novo ano, que é o nosso futuro presente, com o olhar da razão sem deixar de ter esperanças.

Por: Eduardo Prado
Gênesys Organização Contábil
Fone: 4655-4859

Compartilhar

Outros Posts