Fim de ano sem culpa: confira dicas para Natal e Réveillon sem afundar a dieta

Postado em 19 de dezembro de 2019

Manter a dieta durante as festas de fim de ano parece impossível. A nutricionista, mestre e doutoranda, Nayara Massunaga Okazaki, ressalta que esta é uma das principais preocupações dos seus pacientes nesta época do ano. Por isso preparou algumas dicas para auxiliar a passar por estes dias tão gostosos sem culpa.
“Épocas de muitas confraternizações são associadas a exageros, e os riscos aumentam no caso de cardápios não programados e estômago vazio antes dos eventos. Mesmo saindo um pouco do habitual, lembre-se sempre que Hábitos são conquistados ao longo de muita prática e persistência, então concentre nos objetivos e nas vitórias já conquistadas”, comenta Nayara.

Confira as dicas:
– Aproveite as ceias para confraternizar com seus amigos e familiares. Esse momento tão precioso não deve ser lembrado com culpa por não poder comer algum alimento específico! Se possível,opte pelas comidas mais leves, mas a nutricionista salienta “não será uma noite que vai atrapalhar o que você consquistou ao longo do ano. O importante é ser exceção e não regra”, comenta. e complementa: O segredo é o equilíbrio. Se você fizer uma alimentação mais leve, com mais saladas e frutas durante o dia, pode comer um pouco mais na ceia sem preocupação.
O prato principal também também é sempre muito esperado. As dicas são usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo, acompanhados de cereais integrais como arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo. Enfeitar as receitas com tomate seco, castanhas, frutas naturais (abacaxi e cereja), dão um visual diferenciado e um toque especial à ceia.
– Outra dica é começar a refeição pela salada, que é rica em fibras e nutrientes e oferece saciedade.
Aperitivos como castanhas e nozes são excelentes opções para iniciar a sua noite. Essas oleaginosas, Apesar de serem consideradas como calóricas , elas são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo. Porém é preciso ter atenção na quantidade ingerida.
– Nas sobremesas, a prioridade é sempre das frutas. Figos, pêssegos, uvas, entre outros, complementam a refeição de forma nutritiva, saudável e, é claro, então auxlia no equilíbrio. Mas não se culpe caso sinta vontade de consumir outra sobremesa – consuma com consciência e respeite sua saciedade para não ocorrer exageros
“As ceias representam apenas 2 refeições do seu mês e não deve ser encarada com medo. O segredo está no equilíbrio em todos os dias da sua vida, e não apenas em 1 dia !Aproveite e boas festas a todos”, finaliza.

Compartilhar

Outros Posts