Festa do Divino começa hoje em Mogi das Cruzes

Tradicional festividade religiosa e folclórica, que está em sua 404ª edição, tem uma extensa programação, que se estenderá até o dia 4 de junho com missas e quermesse

Postado em 25 de maio de 2017

Sérgio e Nilde Gomes, Dom Pedro Luiz    Stringhini, Márcia Regina Pauletti Oliveira e João Pedro dos Santos

Sérgio e Nilde Gomes, Dom Pedro Luiz Stringhini, Márcia Regina Pauletti Oliveira e João Pedro dos Santos

Assim que os relógios marcarem 16 horas, nesta quinta-feira (25), os festeiros João Pedro dos Santos Oliveira e Marcia Regina Pauletti Oliveira e os capitães de mastro Sérgio Paschoal Gomes e Nilde Cristina de Lima Gomes vão estar a postos na residência do casal de festeiros, na Chácara Jafet, para o início de mais uma Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. Uma tradição que se repete há 404 anos na Cidade e que se mantém viva graças às centenas de devotos que aguardam ansiosos pelo início da festividade que une religião e folclore em 11 dias de celebração até o Dia de Pentecostes, 4 de junho. A expectativa de público da organização do evento, Associação Pró-Festa do Divino e Diocese de Mogi das Cruzes, é de 450 mil pessoas em toda a festividade. Somente na Quermesse, parte social do evento religioso, são aguardadas 200 mil pessoas nos 11 dias de festa. O tema da festa é “Divino Espírito Santo, guiai nosso caminho na fé e na unidade”.

É na casa dos festeiros que todos se reúnem para a apresentação das Bandeiras, símbolo que se mantém em segredo até o início da Festa do Divino. A Congada São Benedito do Conjunto Santo Ângelo também se faz presente para saudar a Bandeira.

Em seguida todos seguem até a Prefeitura de Mogi para de lá seguir em cortejo até a Praça Coronel Benedito Almeida, onde está montado o Império, outra tradição da Festa do Divino, cuja ornamentação muda de ano a ano e que também é guardada a “sete chaves”.

“Não há palavras para agradecer todo o apoio que temos recebido dos devotos nesses últimos 11 meses de preparação da festa. Com a graça de Deus, fomos acolhidos pelos fiéis, que nos receberam em suas casas, para as rezas da Coroa do Divino, ou nas escolas ou ambiente de trabalho para as aberturas de Subimpérios. São momentos marcantes que vamos levar adiante, mas ainda não terminamos a nossa missão. Agora teremos mais 11 dias de celebração e uma programação preparada com muito carinho para que os devotos participem de alguma forma da Festa do Divino”, ressaltam os festeiros João Pedro e Marcia, que, ao lado dos capitães de mastro, se envolveram na organização cuidando de cada detalhe da festividade.

Após a solenidade de abertura da festa, com a bênção das novas bandeiras, levantamento do mastro e a abertura do Império, todos seguem, também em cortejo, até a Quermesse da festa, no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Nagib Najar”, localizado na Avenida Cívica, no Mogilar. O horário de funcionamento da quermesse será sempre a partir das 18h30. Aos sábados e domingos, ela começará às 14 horas. As 23 barracas, comandadas por entidades e paróquias, além da Associação Pró-Festa do Divino, comercializam yakissoba, churrasco grego, churrasco, afogado, caldos, frutas do amor, doces de abóbora, mamão, laranja e bata doce e os salgados, como coxinha e o tradicional tortinho.

Além disso, haverá shows com bandas da Cidade e apresentação de grupos folclóricos.

A novena preparatória ocorrerá de 26 de maio a 3 de junho, sempre às 19h30, na Catedral de Sant´Anna. A solenidade será feita, a cada noite, por um celebrante diferente de paróquias da Diocese de Mogi.

As tradicionais Alvoradas, momento em que os devotos percorrem em cortejo as principais ruas da área central da Cidade, sempre com um trajeto diferente, ocorrem de 27 de maio a 4 de junho. A procissão sai do Império do Divino, na Praça Coronel Benedito de Almeida, pontualmente, às 5 horas, acompanhada da Folia do Divino de Biritiba Ussú. Ao término de cada Alvorada é servido o café aos participantes no Salão Paroquial da Catedral de Sant´Anna.

PROGRAMAÇÃO

25 de maio (quinta-feira)

16h00 – Concentração dos devotos na Casa dos Festeiros

Rua Eduardo de Castro Júnior, 182, Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes. O cortejo seguirá de ônibus até a Prefeitura de Mogi, onde todos são recebidos pelo prefeito municipal, Marcus Melo.

17h00 – Cortejo da Prefeitura de Mogi até a Praça Coronel Benedito de Almeida, onde está instalado o Império

Participam do cortejo o prefeito e demais autoridades do Município, além dos festeiros, capitães de mastros e devotos.

18h00 – Cerimônia de abertura da Festa do Divino e bênção do Império

O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, conduz a solenidade. O Império está localizado na Praça Coronel Benedito de Almeida. Em seguida, o bispo fará a bênção das novas Bandeiras dos festeiros, capitães de mastro e dos devotos.

Hasteamento das Bandeiras:

– da Festa do Divino, pelos festeiros João Pedro dos Santos Oliveira e Marcia Regina Pauletti Oliveira;

– de Mogi das Cruzes, pelo prefeito Marcus Melo;

– da Paz, por dom Pedro Luiz Stringhini.

Levantamento do Mastro pelos capitães de mastro Sérgio Paschoal Gomes e Nilde Cristina de Lima Gomes;

Bênção do mastro pelo bispo diocesano;

18h30 – Abertura da Quermesse

Local: Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Nagib Najar”, na Av. Cívica s/nº

26 de maio (sexta-feira)

18h30 – Quermesse

Local – CMI

19h30 – Abertura da Novena na Catedral de Sant´Ana

Missa presidida pelo bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini.

21h00 (após a Missa) – Passeata das Bandeiras

27 de maio (sábado)

05h00 – Alvorada

Concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida

08h00 – Divino Verde – 5ª caminhada Ecológica

Concentração e saída da Cúria Diocesana, localizada na Rua Braz de Pina, 560, Alto do Ipiranga, com destino ao Parque da Cidade, na Rua Jardelina de Almeida Lopes, onde haverá o plantio de mudas de árvores.

14h00 – Quermesse

Local – CMI

15h00 – Missa Campal no recinto da Quermesse (CMI)

Presidida por dom Pedro Luiz Stringhini e concelebrada pelo padre Alessandro Campos.

19h30 – Novena na Catedral de Sant’Ana

Missa presidida pelo padre Antônio Carlos Fernandes (pároco da Paróquia Cristo Rei – Mogi das Cruzes) e concelebrada pelo padre Diogo Shishito. Após a missa, Passeata das Bandeiras.

28 de maio (domingo)

05h00 – Alvorada

Concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida

15h00 às 17h00 – Tarde dos Folguedos Infantis “Benedito Dias”

Local: Recinto da Quermesse

14h00 – Quermesse

Local: No CMI

19h30 – Novena na Catedral de Sant’Ana

Missa presidida pelo padre Cláudio Delfino e concelebrada pelos padres Ezio Bellini e Rogério de Oliveira. Após a missa, Passeata das Bandeiras.

29 de maio (segunda-feira)

05h00 – Alvorada e Missa no Cemitério

Concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida e caminhada até o Cemitério São Salvador, na Vila Oliveira. A missa será presidida pelo bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini.

18h30 – Quermesse

Local – CMI

19h30 – Novena na Catedral de Sant’Ana

Missa presidida por dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito de Mogi das Cruzes. Após a missa, Passeata das Bandeiras.

30 de maio (terça-feira)

05h – Alvorada

Concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida

Oração aos Doentes – a Alvorada passará em frente à Santa Casa de Misericórdia.

18h30 – Quermesse

Local – CMI

19h30 – Novena na Catedral de Sant’Ana

Missa presidida pelo padre Deoclécio Ribeiro da Silva (Paróquia Nossa Senhora do Socorro – Mogi das Cruzes) e concelebrada pelo padre Marcelo de Jesus (Paróquia de Nossa Senhora do Carmo – Mogi das Cruzes). Após a missa, Passeata das Bandeiras.

31 de maio (quarta-feira)

05h – Alvorada

Concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida

18h30 – Quermesse

Local – CMI

19h30 – Novena na Catedral de Sant’Ana

Missa presidida por dom Pedro Luiz Stringhini e concelebrada pelos padres João Paulo da Silva (reitor do Seminário de Filosofia e Teologia), Aleksandro Basseto Moreira (reitor do Seminário Propedêutico), Antonio Parula (reitor do Seminário Menor) e Pe. Ezio Bellini (professor na Faculdade Paulo VI). Todos os seminaristas estarão presentes. Após a missa, Passeata das Bandeiras.

1 de junho (quinta-feira)

05h00 – Alvorada

Concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida

18h30 – Quermesse

Local – CMI

19h30 – Novena na Catedral de Sant’Ana

Missa presidida pelo padre Leandro Machado Silvestre (Paróquia Santos Apóstolos, Itaquaquecetuba). Após a missa, Passeata das Bandeiras.

2 de junho (sexta-feira)

05h – Alvorada

Concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida

18h30 – Quermesse

Local – CMI

19h30 – Novena na Catedral de Sant’Ana

Missa presidida pelo padre João Batista Ramos Motta (Paróquia Santo Antonio – Mogi Moderno). Após a missa, Passeata das Bandeiras.

3 de junho (sábado)

05h00 – Alvorada

Concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida

09h00 – Entrada dos Palmitos

Concentração e saída em frente à Capela de Santa Cruz, localizada na Rua Dr. Ricardo Vilela, altura do nº 1.200. O cortejo segue pelas ruas principais da cidade até a Catedral de Sant’Ana.

12h00 – Afogado do Povo

Festeiros e capitães de mastro oferecem gratuitamente, no recinto da Quermesse, o prato típico da Festa.

14h00 – Quermesse

Local – CMI

15h00 – Missa Campal no recinto da Quermesse (CMI)

Presidida pelo padre Wally Soares Silva (Paróquia São Judas Tadeu – Suzano).

19h30 – Novena na Catedral de Sant’Ana

Missa presidida pelo padre Dorival Aparecido de Moraes (Santuário Sagrado Coração de Jesus – Mogi das Cruzes). Após a missa, Passeata das Bandeiras.

4 de junho (Domingo de Pentecostes)

05h00 – Alvorada

Concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida. Último dia da Alvorada, breve cerimônia simbolizando a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos (em frente à Ordem 1ª do Carmo)

14h00 – Quermesse

Local – CMI

16h30 – Cerimônia de Pentecostes – Procissão do Divino

Saída da Praça Coronel Benedito de Almeida e retorno à Catedral de Sant’Ana. Durante a procissão, são representados e invocados os sete dons do Divino Espírito Santo. Diversas congadas se apresentam e são confeccionados tapetes ornamentais.

Missa de Pentecostes

Celebrada ao término da Procissão e presidida pelo bispo diocesano.

Incineração dos Pedidos e fechamento do Império

Após a missa, em frente ao Império, como ato final da Festa do Divino de 2017

Fonte: Associação Pró-Festa do Divino

Compartilhar

Outros Posts