Colégio Ipê comemora 25 anos com foco na formação humana

Uma escola que se diferencia por ir além da qualidade de ensino e aprendizagem, investindo em vivências que estimulam os desenvolvimentos intelectual e emocional

Postado em 17 de outubro de 2018

Há 25 anos, as educadoras Rosely Brotto, Maria Beatriz Corrêa Pinto e Maria de Fátima Quissak Bartelega Peixoto decidiram criar juntas uma escola que atendesse às necessidades de aprendizagem das crianças. Nessas mais de duas décadas, o Colégio Ipê, que recebe alunos desde o Infantil (a partir de 18 meses de vida) até o Ensino Médio, foi se transformando, respeitando as mudanças de vida e de perfil dos estudantes.
“Hoje, o que atrai os alunos não é o mesmo que atraía há 20 anos. A nossa escola vem se modificando para acompanhar essas mudanças, buscando sempre respeitar e valorizar as diversas inteligências, focando em estratégias efetivas de ensino, para que eles tenham um conteúdo eficiente e prazeroso”, explica Maria de Fátima, que, ao lado das outras duas fundadoras, compõe o quadro de diretoria da instituição.
Há oito anos ocupando o primeiro lugar no Enem em Arujá, o Ipê usa o reconhecido sistema Poliedro e conta com recursos tecnológicos e atividades modernas, visando desenvolver o aluno de maneira integral. “Propomos ações que incentivam a sociabilidade, como teatro, mosaico, participação em projetos sociais e treinamentos esportivos. São atividades valorizadas pelos alunos”, afirma Maria Beatriz.
Adiantando-se às novas propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, a ser homologada, a escola oferece disciplinas eletivas, como dança, aprofundamento em matemática, texto jornalístico, impressão 3D, entre outras que serão implantadas. Um projeto de orientação vocacional também compõe a grade do Ensino Médio.
“Os alunos têm orientação de estudos baseada em neurociência. Esse trabalho os ajuda a organizar a rotina de tarefas para a conquista de resultados mais satisfatórios. Por acreditarmos na importância de uma formação integral, eles também participam de projetos sociais, que proporcionam a convivência com outras realidades, desenvolvendo solidariedade, compaixão, respeito… Acreditamos que pessoas conscientes e solidárias serão melhores em todas as áreas da vida”, complementa Rosely.
O Ipê oferece encontros entre os pais com profissionais especializados para discutir temas atuais e importantes e com alunos, visando à convivência, ao autoconhecimento, à autoestima e ao respeito.
Um dos espaços diferenciados da escola é a Sala de Tecnologias Ativas, um local não-convencional, onde os estudantes podem lidar com diferentes dinâmicas e tecnologias. É um ambiente descontraído e acolhedor, que, entre uma almofada e outra, proporciona aulas bem mais divertidas.

Letramento Digital
Em 2019, o Ipê terá, entre as novidades, a implantação do Letramento Digital para o Ensino Fundamental, aula curricular que inclui robótica e programação.

Compartilhar

Outros Posts