Você sabe qual a importância de lavar os tapetes?

Postado em 29 de outubro de 2019

Tapetes fazem parte da decoração de um ambiente, além de deixá-lo mais aconchegante, aquecido e com um toque especial de sofisticação, mas é necessário um cuidado especial com a limpeza. Os tapetes precisam ser higienizados de tempos em tempos, especialmente porque acumulam germes e ácaros entre as fibras.
O tempo que se leva de uma lavagem para outra vai sempre depender das particularidades da sua fabricação e do tipo de exposição que ele está submetido. Contudo, uma limpeza profunda deverá ser feita, em média, de seis em seis meses, principalmente naqueles tapetes que possuem fibras altas e volumosas, como lã e algodão.
A lavagem não anula a necessidade da manutenção da limpeza. Você pode usar aspiradores de pó, escovas com cerdas macias, panos umedecidos etc., sempre que houver vestígios de sujeiras e poeira. Esse hábito prolonga os intervalos de lavagem. Também é muito importante verificar as instruções do fabricante para saber que tipo de tapete é o seu. E, quando surgirem dúvidas, o melhor é sempre deixar a lavagem nas mãos de um profissional.
A diferença entre uma lavagem doméstica para uma lavagem profissional é bem grande. Mesmo que seguindo as orientações corretas do fabricante, em casa não temos disponíveis a mesma estrutura que uma lavanderia oferece.
Afinal, nela há equipamentos com tecnologia avançada, produtos adequados, profissionais experientes e treinados que fazem uso de técnicas especiais durante todo o processo de limpeza. Sem contar que na lavanderia a lavagem é profunda e a secagem é total – o que evita mofo e bolor.
Tapetes de couro ou pele, de cores claras, pedem uma limpeza semanal. Os tons escuros podem ser limpos uma vez por mês. A limpeza nesse tipo de tapete é a seco para não danificar as peças.
Os tapetes de fibra sisal ou juta precisam ser limpos semanalmente ou quinzenalmente (quando são pouco pisados). O ideal é que sejam aspirados dos dois lados, pois facilmente se acumulam entre suas tramas partículas de sujeira e areia.
Tapetes que são tingidos devem ser lavados quando suas fibras se encontram endurecidas pela sujeira acumulada. Dessa forma não desbotam com facilidade.
Quando há urina de animais ou ocorrência de acidentes como, por exemplo, vinho derramado, graxa, óleo, entre outros, a lavagem precisa ser feita imediatamente. Assim, evitam-se odores impregnados e manchas.
Vale ressaltar que higienização é eliminar ao máximo a sujidade biológica, aquilo que só se vê através de microscópio, com a higienização se eliminam ácaros, bactérias e organismos vivos. Por isso a importância de fazer a lavagem do tapete em uma lavanderia especializada no assunto.

Tapete & Cia
Rua Necy Monteiro D’Aquila, 41
Jardim Renata – Arujá
(11) 95261-3887 / 3900-2579
Compartilhar

Outros Posts