Você já se perguntou se é prestativo

Postado em 9 de março de 2018

prestativo

Hoje vamos falar sobre algumas pesquisas que revelam e comprovam que ser prestativo pode aumentar a expectativa de vida e trazer realização no trabalho. Ser prestativo ajudando as pessoas é uma atitude positiva em vários níveis. Quando ajudamos alguém não só ganhamos com a satisfação de auxiliar o próximo, mas também podemos nos beneficiar com uma maior atribuição de propósito na vida.
Estudos realizados pela empresa de serviços e consultoria Deloitte, revelam que 74% das pessoas que são voluntárias sentem satisfação em ajudar, além de constatarem uma melhoria na sensação de bem-estar.
Algumas discas para se tonar mais prestativo:
A) Nunca leve as coisas para o lado pessoal
Aprender não levar as coisas para o lado pessoal fornece certa habilidade para compreender as pessoas melhor. Pessoas passam por problemas e, desta forma, o que ela diz ou faz não está, necessariamente, ligada à sua pessoa.
B) Conserve um registro dos fatos
Mantenha um diário dedicado a ser uma pessoa mais prestativa, como uma espécie de diário da gratidão. Nele anote as ações que você observa nos outros e as novas ideias para ser mais útil.
C) Influencie positivamente
Seja uma pessoa positiva e acessível. Focando em ser uma influência positiva no trabalho, você percebera rapidamente que as pessoas vão se aproximar participando mais e procurando sua liderança em momentos inesperados.
D) Foque nos outros
A gratificação profissional está relacionada a olhar ao redor e ver quem precisa de ajuda. Quando detectamos uma necessidade, podemos intervir e auxiliar alguém a obter sucesso, que, como consequência, trará sucesso para toda a equipe. Esqueça o celular e converse com os seus colegas, estabeleça uma conexão verdadeira.
E) Aja de forma intencional
Muitas vezes queremos separar os hábitos pessoais dos profissionais, mas eles estão diretamente ligados e se influenciam.
F) Crie lembretes
Preste mais atenção nos outros. Se lembre de, pelo menos, uma pessoa por dia a quem você é grato por ter na sua vida. Registre uma meta diária para ajudar alguém.
G) Solicite a seus amigos um feedback honesto
Solicitando um feedback para seus chefes, amigos e clientes, não só vai ajudar você a ser uma pessoa mais prestativa, mas também servirá para melhorar seu rendimento. Estabeleça um prazo quinzenal ou ao fim de cada projeto.
H) Quem você está se tornando?
Sempre se pergunte enquanto toma decisões: Quem estou me tornando? Desta forma, quando você souber quem quer ser, comece a fazer as coisas de acordo com essa futura pessoa.
I) Não diga “mas”
Para ser uma pessoa mais útil, encontre formas de dizer “sim” ao invés de “mas”. Se alguém tiver uma ideia, afirme sua crença e elogie a ideia. Pois quando diz, “mas”, você não apenas a descarta, mas também eleva sua própria opção e declaração acima das dos outros.
J) Sempre espere a resposta quando fizer uma pergunta
Ignorar ou deixar uma pessoa de lado enquanto você a ajuda leva ao ressentimento, desconfiança e distanciamento. Ser uma pessoa prestativa significa escutar com os dois ouvidos, dois olhos e uma postura engajada.
K) Doe mais seu tempo
Umas das melhores formas de demonstrar sua disposição a ajudar é doar o seu tempo, pois é um elemento muito precioso que não se consegue recuperar.
L) Desenvolva empatia
Uma das melhores maneiras de se tornar prestativo para os outros é começar entendendo a situação daqueles que estão ao nosso redor.
M) Desenvolva relacionamentos interpessoais
Crie relacionamentos interpessoais com seus colegas, isso o ajudará a estabelecer confiança e abertura, tornando-os mais aptos para pedir ajuda.
N) Ache o seu propósito
Acredito que não estamos aqui por engano, mas estamos aqui com um propósito Sempre que possível pergunte-se: “Estou vivendo por um motivo?”.
O) Escute as pessoas
Ouvir as pessoas de verdade nos ajuda a compreender algumas das coisas que não estão sendo ditas. Quase sempre nos preocupamos em colocar nossa própria visão no assunto, mas ganhamos muito mais ao apenas escutar o que o outros tem a dizer, pois as pessoas apreciam o reconhecimento e se sentem melhor compreendidas.

Por: Vandré Rodrigues
VR Consultoria e Gestão Contábil
Fone: 4651-2778

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