Vida em sociedade

Postado em 28 de agosto de 2019

Sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.
Para se viver em sociedade – na família, na empresa, no condomínio, no aeroporto, no clube, na rua – requer duas qualidades básicas: respeito e tolerância, e acredito que sempre é bom relembrar estes itens. Do ponto de vista da ética das relações, respeitar tem o significado de não se apropriar do que é do outro, é você pensar duas vezes antes de tomar uma atitude, falar, tocar, entrar.
E tolerância significa que devemos respeitar o próximo que de alguma maneira pode ser diferente de nós, como respeitar religião, raça, origem, posição social, qualidade do âmbito pessoal.
Percebemos e devemos nos ater a situações como: fazer uma ultrapassagem no trânsito que coloque em risco a vida do próximo; utilizar o celular e falar tão alto que poderia dispensar o aparelho para ser ouvido pelo outro; acessar seu celular enquanto ocorre uma reunião e, após ter apresentado sua opinião, não dar atenção aos argumentos do outro; colocar o som do carro ao máximo tendo a certeza que todos na rua gostariam de ouvir. Sintomas de desrespeito.
Devemos ter tolerância e bom senso, mas a tolerância sem o respeito perde seu significado. Tudo se inicia nos pequenos atos, que se resultam em grandes decisões.

Por: Eduardo Prado
Gênesys Organização Contábil
Fone: 4655-4859

Compartilhar

Tags

Outros Posts