Um bem precioso ameaçado de extinção: a água potável

Postado em 18 de dezembro de 2017

água

Hoje quero trazer um assunto a respeito de um bem precioso que possuímos e é inevitável para nossa sobrevivência, mas que também sofre ameaças: a água potável.
A água livre de impurezas, insalubre, inodora e incolor está pronta para o consumo. Porém, pessoas sem conhecimento básico do que é saudável e o descaso de empresas e órgãos governamentais nos trazem sérias preocupações.
Me refiro ao descaso quando pensamos nas milhares de toneladas de lixo que são descartadas em rios, córregos e alto mar. A falta de conhecimento se dá na despreocupação em orientar populações, principalmente aquelas que sofrem com falta de saneamento básico. Atitudes irresponsáveis estão nos pequenos lixos jogados em praias, ruas, bueiros e até descartes irregulares de indústrias em alto mar, acidentes ecológicos e “descartes regulares” da própria prefeitura em rios e mares.
Estima-se que países perderão toda ou grande porcentagem de água potável, ocasionado principalmente pelo aquecimento global, resultado das poluições.
Alimentos estão cada vez mais industrializados e menos nutritivos. Isso porque produtores são obrigados a acelerar o processo de crescimento vegetal (através de agrotóxicos) e animal (pela ingestão de hormônios) devido à falta de tempo e espaço hábeis para suprir toda população mundial.
Mas como o assunto é água, levo o leitor à reflexão da qualidade desta, visando a forma que a recebemos e como melhor aproveitá-la, tanto para o seu bem maior, que é a hidratação, quanto para o bem nutricional. Consumir água é essencial para praticamente todo ser vivo na natureza.
Existem hoje a nosso alcance alguns tipos básicos de água prontos para consumo: a água provinda de centros de tratamento, que é a mais comum, pois chega encanada em regiões que possuem saneamento; a água filtrada, purificada e a água mineral.
Vejamos agora as principais importâncias do consumo de cada uma delas:
Potável: própria para consumo, é extraída de poços, bicas ou fornecida pela prefeitura, chega em casas/empresas com saneamento básico. Nela são adicionados produtos químicos para eliminar bactérias nocivas à saúde. Sua qualidade depende do estado do seu encanamento e das caixas d’água. Sua única função é a hidratação.
Filtrada: os filtros garantem que a água potável passe por mais um processo de limpeza, reduzindo o risco de impurezas terem entrado em contato com a água. Sua única função também é a hidratação e exige cuidados como troca frequente do filtro.
Purificada: os purificadores de água nada mais são do que filtros, mas foram batizados com outro nome apenas para efeito de venda de aparelhos. Portanto, possuem a mesma função da água filtrada.
Mineral: é aquela que por sua composição química ou características físico-químicas é considerada medicinal e benéfica à saúde. É enriquecida em sais retirados das rochas e sedimentos por onde percorreu naturalmente. Dispensa filtros, nasce totalmente pura e rica em propriedades minerais. Como não há contato manual no engarrafamento, é entregue ao consumidor da maneira que é concebida pela natureza.
A água mineral pode ter Ph ácido, que normaliza o Ph da pele e deixa a água leve ou Ph alcalino, mais pesado, indicado para quem tem problemas de acidez estomacal. Existem elementos como flúor, cálcio, potássio, nitratos, magnésio, silício e muito mais, responsáveis pelo enriquecimento da água. Além de hidratar, a água mineral complementa nossa saúde com propriedades benéficas e fortificantes aos ossos, dentes, pele, coração, estômago, digestão, prevenção de diversas doenças, combate ao stress, desintoxicação. Indicado a todas as idades.
Assim percebemos os benefícios que são possíveis usufruir a partir da água ao optarmos em aproveitá-la muito além da hidratação. Este bem precioso, hoje ameaçado, merece nosso respeito e cuidados que garantam mais saúde para nós e as próximas gerações.

Por: Ricardo Castro
Diretor de Marketing e Vendas da Água Mineral Purylev
www.purylev.com.br
ricardo@purylev.com.br
Compartilhar

Outros Posts