Trabalho em equipe: como participar?

Postado em 1 de abril de 2021

Trabalho em equipe nada mais é do que a junção de várias pessoas que unem seus esforços visando solucionar um problema em comum. Sendo assim, quando duas ou mais pessoas trabalham juntas para executar uma tarefa ou encontrar a solução de um problema, elas estão trabalhando em equipe.
Todos falam que trabalhar em equipe é bom e faz parte do plano, mas nada é tão simples como parece.
Teamwork – trabalho em equipe = união e energia. Na linguagem empresarial, uma equipe bem balanceada é aquela em que o esforço é compartilhado igualmente por seus membros. Num time sólido e focado, não pode haver destaques individuais: o mérito é de todos. Essa “socialização do talento” fez com que muitas empresas começassem a acusar seus funcionários mais rebeldes de não possuir espírito de equipe, só porque as opiniões deles diferiam das opiniões do resto e eles não pareciam dispostos a mudar de atitude.
Quando temos um membro ou mais da equipe que sobrecarrega o trabalho, não se aplica, procrastina, não dá muita atenção às regras internas, tudo isso mais desune que une, mesmo que seja um ótimo profissional individual.
Nas empresas, um esforço conjunto pode dar em nada quando o responsável pela equipe acha que sua responsabilidade é reduzir todo mundo ao mínimo denominador comum, enquadrando dentro de um esquema rígido aqueles funcionários que, soltos, podem desequilibrar o jogo.
O trabalho em equipe significa agrupar um conjunto de pessoas e desenvolver determinadas ações que visam um só propósito, um só objetivo. A equipe consegue trabalhar de forma em que um integrante sabe exatamente o que o outro está fazendo, suas ideias e seus esforços são direcionados para um objetivo em comum. Na equipe, as pessoas que compõem não necessariamente precisam ter as mesmas ideias, os mesmos conceitos e gostar das mesmas coisas, quando isso acontece deixa de ser equipe e se torna um grupo, quando o trabalho é desenvolvido pelo grupo perde o senso crítico e de competitividade.
Um grupo assim pode ser unido e feliz, mas não necessariamente vencedor. As equipes vencedoras são aquelas que não sacrificam o talento individual em nome da burocracia coletiva. Toda equipe precisa de craques, e cabe aos próprios colegas reconhecer quais dentre eles são aptos para determinada tarefa.
Dicas para trabalho em equipe:
· Defina o objetivo e divida as tarefas;
· Conheça seus parceiros;
· Incentive o diálogo;
· Aprenda a lidar com as adversidades;
· Reconheça e celebre conquistas;
“Qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas que não conseguirá nada sozinha”. Bernardinho Rezende
Desejo ânimo, saúde e sucesso nestes próximos meses!

Por: Eduardo Prado
Gênesys Organização Contábil
Fone: 4655-4859
Foto: Freepik

Compartilhar

Outros Posts