A suntuosa arquitetura contemporânea da Óticas Guará

Profissionais aplicam conceito do Feng Shui e Baguá em obra da Óticas Guará e inovam em projeto arquitetônico

Postado em 27 de dezembro de 2017

Óticas Guará

Não ser apenas mais uma ótica, mas sim criar um ambiente harmonioso, com boas energias e que todos se sentissem bem em estar lá, e sem deixar o bom gosto de lado. Foi pensando em todos esses pontos que o engenheiro civil Jonathan Carvalho, da Ômega Engenharia, e a arquiteta Paula Miglioli desenvolveram o projeto inovador da Óticas Guará, em Arujá.
A loja, diferentemente das tradicionais óticas, ganhou uma arquitetura contemporânea, tendo como pontos de partida o Feng Shui e o Baguá para a elaboração do projeto. O resultado desse trabalho é um espaço rico em detalhes de muito bom gosto, regado a uma boa energia, a qual faz com que os clientes se sintam bem na hora de efetuar as compras.
“Fui indicado para fazer o projeto da Sandra Guará [proprietária da ótica] e, depois de conhecê-la e saber da sua história, entendi que teríamos de desenvolver um conceito diferente e sair do padrão de ótica com estantes e os óculos em cima”, explica Jonathan.
O projeto da Óticas Guará foi todo elaborado seguindo o conceito do Feng Shui e do Baguá, explica a arquiteta Paula. “Adotamos a arquitetura contemporânea, trabalhando com as sensações e a boa energia. Então foram utilizados nichos de tamanhos diferentes para expor os óculos; a cor preta, que é a cor do sucesso e do trabalho; a madeira, que representa o elemento da família, e a cor púrpura, que também remete ao sucesso. O resultado foi um ambiente harmonizado, aconchegante e bonito, bem diferente dos padrões arquitetônicos de óticas existentes na cidade”, salienta Paula.
O Feng Shui não é uma religião. Sua tradução quer dizer vento e água. Ele detecta as supostas influências visíveis e invisíveis em um ambiente e recomenda curas em uma área particular do imóvel que são capazes de alterar as características da circulação da energia, tais como:
– Guardar e preservar as boas influências disponíveis no lugar de modo a permitir que permaneça e se distribuam suavemente pela edificação;
– Reduzir os efeitos negativos das diversas influências nocivas do local, presentes na construção ou fruto das alterações em seu entorno;
– Produzir resultados em termos de saúde, bem-estar e harmonia para os moradores ou usuários do espaço, através de alterações arquitetônicas ou de forma, da cor e do posicionamento dos objetos presentes no local.
A ideia do Baguá vem dos chineses e foi criada para harmonizar o ambiente seguindo os pontos cardeais.
Para aplicar o conceito na obra da Óticas Guará, foi utilizada a porta de entrada como referência, utilizando alguns itens do Baguá, como trabalho, família e prosperidade.
A área de trabalho vibra energias do elemento água. Qualquer elemento que tenha água você ativa essa área. A cor preta e as formas irregulares, presentes nos nichos de vários tamanhos, também ativam a energia do trabalho.
Para atingir a área da família, foram utilizados elementos de madeira, e, para despertar a área da prosperidade e criatividade, foram utilizadas cores púrpuras.

Jonathan Carvalho
Omega Engenharia
www.omegaaruja.com.br
(11) 99790-1878
Paula Miglioli
Arquitetura e Decoralçao
paulamiglioli06@gmail.com
(11) 99699-1149

Compartilhar

Outros Posts