Soluções sustentáveis para construir sua casa

Postado em 1 de julho de 2019

Por economia, qualidade de vida, saúde e preservação dos recursos naturais, devemos adotar soluções sustentáveis em nossa rotina. Até mesmo na hora de construir ou reformar sua casa.
A ARQFUKE – membro do GBC Green Building Brasil –, que é a responsável pela certificação LEED no Brasil, dá algumas dicas de soluções sustentáveis que ajudarão a economizar e a preservar o meio ambiente sem que seja preciso abrir mão do conforto.

1 – Projeto arquitetônico e planejamento da obra
Se você vai construir ou reformar a sua casa, contrate um arquiteto que projetará utilizando soluções sustentáveis, além de proporcionar economia e soluções que harmonizem completamente o ambiente interno e externo, incluindo técnicas que aproveitem melhor as condições climáticas da região e promovam o aumento da eficiência energética, além da redução do impacto da obra.
O arquiteto projetará espaços saudáveis, garantindo qualidade de vida.
No projeto arquitetônico o correto dimensionamento da quantidade de materiais para a obra, a utilização da luz natural para reduzir custo com iluminação, o uso da ventilação natural e a correta definição dos materiais especificados no projeto ajudam a reduzir ou aumentar a carga térmica da casa.
Na execução da obra pode-se aumentar a eficiência energética, aproveitando os recursos naturais, diminuindo o desperdício e o lixo gerado durante a construção, utilizando fontes renováveis de energia que não agridam o meio ambiente.

2 – Energia solar fotovoltaica
Uma das soluções sustentáveis utilizadas visando a economia e preservação da natureza é a energia solar fotovoltaica, que capta a radiação solar nos painéis fotovoltaicos instalados nos telhados e por meio de um inversor transforma essa energia eletromagnética em elétrica, para abastecer a residência. Esse sistema vem sendo cada vez mais utilizado em casas e apartamentos, pois além de ter uma grande vida útil (em torno de 25 anos em sua eficiência máxima), dependendo da capacidade de produção instalada você pode economizar até 95% em sua conta mensal.

3 – Reúso de Água
Economizar água é primordial! Reutilizar a água desperdiçada em torneiras de pias e descargas de bacias sanitárias, geralmente utilizando para lavar carros, pátios externos e jardins.

4 – Aproveitamento de água da chuva
Coletar e armazenar água da chuva é uma das soluções sustentáveis simples e fáceis de executar. Pode utilizar na limpeza da casa, na máquina de lavar roupas, na piscina e na descarga dos vasos sanitários.

5 – Aquecimento solar para água
A água de chuveiros, lavatórios e piscinas pode ser aquecida através de placas coletoras no telhado que absorvem a radiação solar. Desta forma proporciona economia da sua conta de energia.

Por: ARQFUKE
www.arqfuke.com.br
Contato: (11) 4794-6364 / (11) 2956-3144

Compartilhar

Outros Posts