Síndrome da Menopausa na Medicina Chinesa

Postado em 3 de maio de 2019

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) não estabelece o climatério como um quadro nosológico específico, como é colocado pela Medicina Ocidental. Conceitualmente, climatério não é uma enfermidade, e sim uma passagem fisiológica que a mulher vive, da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva.
Pesquisadores do Departamento de Saúde Integrada na Universidade de Westminster, em Londres, entrevistaram mil mulheres britânicas com idades entre 45 e 55 anos, e compararam suas respostas com as das mulheres nos Estados Unidos, Canadá, Japão e China. A conclusão foi que as mulheres japonesas e chinesas experimentam menos sintomas da menopausa, enquanto as mulheres britânicas são as primeiras a sofrer, e as americanas estão dentro da média. As razões para estas diferenças culturais certamente estão nas opções de dieta e no estilo de vida.
As manifestações clínicas mais comumente encontradas são: cefaleia, astenia, letargia, irritabilidade, depressão, insônia, perda de concentração, fogachos, rubor facial, constipação, secura vaginal, transpiração, principalmente noturna, irregularidade menstrual, alteração de humor etc. A gravidade dos sintomas está relacionada também ao estilo de vida (físico, mental e espiritual) no decorrer de toda a sua vida. O quadro emocional, por exemplo, como preocupação, ansiedade e medo, o excesso de trabalho, tanto mental como físico, gestações muito próximas, atividade sexual excessiva, estão relacionados em como essa deficiência energética irá se apresentar.
Toda esta sintomatologia, na visão da MTC, estão harmoniosamente integradas na fisiopatologia energética da Síndrome de Deficiência do Rim, que se subdivide em deficiência da Essência do Rim, Deficiência do Yang Rim ou Deficiência Yin Rim, podendo também estar associada a alterações de outros órgãos, levando a síndromes mistas.
O tratamento do climatério pela MTC não se resume somente à acupuntura, mas no uso concomitante da fitoterapia chinesa, que, enquanto tratamento natural, apresenta significativas soluções para os desagradáveis sintomas, sem qualquer efeito colateral, e deve ser prescrita pelo profissional com conhecimento na Medicina Chinesa. Em aproximadamente 4 dias de uso já diminuem alguns sintomas, principalmente o calor. O período de tratamento varia de 1 a 3 ciclos de 10 sessões, tudo depende do grau desse desequilíbrio.
A avaliação nos mostra os sintomas (o que o paciente relata), assim como os sinais (o que o terapeuta observa, principalmente no pulso e na língua), desde quando você nasceu, e sobre a saúde de seus pais no momento em que você foi concebido. Enquanto estamos todos sujeitos às mesmas leis biofísicas, cada um de nós tem um perfil único, portanto o tratamento é individual.
A dietoterapia chinesa é o outro fator primordial não só no tratamento, como na manutenção dele, por exemplo, um paciente com grau muito elevado de calor não deve comer muitos alimentos de natureza quente e picante para não piorar o quadro, e não retardar o aparecimento da melhora.
O sábio Hipócrates, pai da medicina, esboçou:
“Deixe o alimento ser o seu remédio, e o remédio ser a sua comida”.
E é assim que as culturas asiáticas misturam quatro princípios importantes em cada refeição:
1. Durante as refeições, devemos combinar a temperatura dos alimentos. Por exemplo, as pimentas e os feijões negros são quentes, e as algas são frias.
2. É bom consumir uma grande variedade de alimentos com cinco sabores em cada refeição. São eles: amargo, doce, picante, azedo e salgado.
3. Quando “orgânicos”, os produtos de soja recém preparados são consumidos quase todos os dias.
4. Um velho provérbio chinês diz:
“Aquele que toma remédio e negligencia dieta desperdiça o talento do terapeuta.”
Na minha experiência clínica observo que muitos homens na faixa etária dos 40 aos 70 anos também podem apresentar sintomas muito semelhantes aos da mulher nesse período de menopausa.
Portanto, mulheres, existe uma saída para essa fase da vida, para que possamos passar por ela com mais qualidade de vida e menos transtornos físicos e emocionais. É somente um ciclo que se fecha para que novos possam chegar.

Por: Ana Paula Araújo
Crefito: 24998-F
Fisioterapeuta e acupunturista
Contato: 94781-9852
anapaula.fisio.acupuntura@gmail.com

 

Compartilhar

Tags

Outros Posts