A simpática e acolhedora Guararema

Uma opção de passeio a 80km da capital paulista

Postado em 26 de outubro de 2017

Guararema

A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de passeio bate e volta para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis. O local, que chama atenção por sua quantidade de passeios gratuitos, é muito procurado por quem quer conhecer lugares novos e de quebra ter uma experiência diferente.
Por lá encontramos um charme sem igual: uma cidade antiga que une a natureza com construções históricas. A combinação não poderia ser melhor, o visitante volta ao passado em uma época onde o tempo passava devagar e o transporte era feito por antigas locomotivas. Seja para se sentir no interior sem ir muito longe da capital ou até mesmo curtir um momento diferente. Você precisa conhecer Guararema:

Guararema Cidade Natal
Um dos tradicionais eventos realizados na cidade é o Guararema Cidade Natal, que este ano entra em sua 8ª edição. Realizado desde 2009, trata-se de um programa de Educação Ambiental onde Garrafas PET são reutilizadas e viram enfeites natalinos.
A confecção das peças é realizada ao longo do ano todo e, a partir de novembro, pontos turísticos são decorados, harmonizando os enfeites com a paisagem naturalmente exuberante. A ação tornou-se referência na região e levou ao compromisso social, com a participação de centenas de crianças e de toda a sociedade. Uma vitória do meio ambiente que gera aprendizado e aquece a economia local.
Apostando nesse aquecimento no turismo, que gera renda aos comerciantes locais e movimenta a cidade, o prefeito de Guararema, Adriano Leite, retomará o programa este ano. Em 2016 foi cancelado por conta da crise financeira. Adriano destaca que o cunho turístico da cidade é de grande importância e gera inúmeros empregos e renda para o comércio local, e por isso continuará investindo para que Guararema atenda cada vez melhor os seus visitantes.

Estação Ferroviária 

A história da Estação Ferroviária Central confunde-se com a própria história da cidade, já que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970.
O Pontilhão, próximo à estação de trem, no centro da cidade, chama a atenção de todos devido à grandiosidade de sua arquitetura de origem inglesa.
Um trecho da linha foi reativado e hoje serve de meio de transporte industrial para a empresa FIBRIA.
A Estação, toda restaurada, foi entregue no dia 29 de Setembro de 2012 e entre os objetivos do restauro estava também devolver à estação as características arquitetônicas datadas de sua construção e preservá-la, uma vez que sem o restauro parte da história de Guararema também se perderia na memória.

Estação Luís Carlos
A Estação de Luís Carlos foi inaugurada em 1914 e tem esse nome em homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros (1880-1932). Nascido no Rio de Janeiro, o engenheiro civil e poeta mudou-se para São Paulo, onde foi servidor público da Estrada de Ferro Central do Brasil. Luís Carlos era chefe do 2º Distrito de tráfego da Central do Brasil e foi ele quem autorizou a construção da Estação, atendendo ao pedido dos imigrantes que povoavam a região e precisavam embarcar a produção da lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo. Além de engenheiro, Luís Carlos era talentoso com as letras, e aos 40 anos lançou seu livro “Colunas” e mais três livros que o conduziram para a Cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras em 1926.
De arquitetura simples, a Estação apresenta as típicas fachadas das estações inglesas de características próprias do século XIX.
As casas que rodeiam a Estação Luís Carlos começaram a ser construídas na década de 1920, e até hoje compõem um conjunto coeso, testemunhando esta história. A Prefeitura de Guararema tombou 20 fachadas destas construções, por seu valor histórico e artístico. Hoje os prédios abrigam empreendimentos comerciais como cafeteria, sorveteria, bistrô, bar, creperia, entre outros.
A Igreja de São Lourenço foi construída em 1906 em homenagem a São Lourenço, o santo espanhol, também conhecido como Lourenço de Huesca ou Valência. O Santo foi um dos sete primeiros diáconos da igreja católica no século III e é considerado um mártir, por ter sido queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha, defendendo os cristãos.
A construção da Igreja foi feita graças às doações de famílias tradicionais da região. A Festa, em homenagem ao Santo, é celebrada em 10 de agosto.
Atualmente, a Vila de Luís Carlos conta com diversos comércios, entre sorveterias, restaurantes e lanchonetes, além da Estação Ferroviária, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), entre outras atrações.

Guararema

Passeio de Maria-Fumaça
Visitantes e moradores podem aproveitar o passeio de Maria-Fumaça, os quais são responsabilidade da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
Aos finais de semana é realizado um passeio turístico até o bairro de Luiz Carlos, percorrendo uma distância de 7 km. O trem turístico é uma composição com três carros de madeira fabricados na Inglaterra e tracionados por uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos, a maior em atividade no Brasil. Os ingressos custam, aproximadamente, R$ 50 (ida e volta) por pessoa. Para garantir o seu com antecedência, acesse o site do www.tremdeguararema.com.br.

Guararema

Cinema
Outro passeio interessante é assistir a uma sessão no Cine Guararema “Prof. Dr. Domingos Lerario”. Inaugurado em junho de 2016, o cinema possui um projeto arquitetônico que segue as linhas do prédio original. Sem deixar de lado a modernidade, teve sua fachada reconstruída e possui equipamentos digitais de última geração com projeções em 3D, além de oferecer segurança, acessibilidade e o conforto aos usuários. A sala conta com 256 poltronas e espaços reservados para cadeirantes, além de bomboniere. A programação pode ser encontrada no site: http://www.centerplex.com.br/

Igreja Nossa Senhora da Escada
A primeira capela do arraial foi construída em 1652 pelos jesuítas. Já em 1732, com a expulsão destes da Capitania de São Vicente, a administração do arraial da Escada foi entregue aos franciscanos, que construíram uma nova capela onde hoje se encontra a atual Igreja Nossa Senhora da Escada.
Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão. O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941.
Em 1982 a Igreja passou por uma reforma definitiva, quando foi construída a praça em frente. Esta é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos.
Endereço: Praça Salvador Lemes Cardoso s/n – Freguesia da Escada.

Recanto do Américo
O Recanto do Américo ou Pau d’Alho, como é mais conhecido, é um espaço que foi reurbanizado em 2011 e reforçou-se como um dos mais belos e procurados pontos turísticos do Município. Pode-se dizer que é o cartão-postal da cidade, onde se pode desfrutar da tranquilidade, além do belo cenário.
O Recanto do Américo oferece em toda a sua extensão uma área cravada de recursos naturais, que se interligam em uma praça com todos os equipamentos necessários à sua utilização, como quiosques, bancos, alambrados, decks com vista panorâmica, banheiros e lanchonete. As pontes que interligam a praça às ilhas foram todas construídas sob especificações de normas canadenses e levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul.
O Recanto conta com ampla e variada concentração de espécies de mata nativa remanescentes da Mata Atlântica, além dos recursos fluviais e da centenária árvore Pau d’Alho, com 33m de altura.


Dicas

Atrativos culturais
Igreja Nossa Senhora da Escada de 1652, tombada pelo IPHAN;
Igreja Nossa Senhora D’Ajuda de 1682, tombada pelo CONDEPHAAT;
Patrimônio Histórico Ferroviário, que contempla as duas Estações (Luís Carlos e Guararema), Estrada de Ferro Central do Brasil, Pontilhão de 1910 e Casas Históricas do entorno da Estação Luís Carlos;
Passeio Turístico Cultural de Maria Fumaça, com a Locomotiva 353 conhecida como “Velha Senhora”, a maior a vapor em operação no Brasil.

Atrativos naturais
Pau d’Alho, que é o cartão postal da cidade;
Ilha Grande, uma área de preservação permanente (APP);
Parque Municipal da Pedra Montada, um dos locais mais visitados da cidade;
Rio Paraíba do Sul, considerado limpo no trecho que corta a cidade, repleto de peixes, uma atração à parte.

Onde comer
Para a hora que bater a fome, Guararema tem opções para todos os paladares: comida caseira, estrangeira, petiscos etc. A cidade conta também com requintados restaurantes especializados em peixes e frutos do mar e, de quebra, paisagens exuberantes.
Na Freguesia da Escada estão localizados vários restaurantes com ótimas opções gastronômicas, dentre eles citamos o Quinta da Freguesia e o Engenho do Salto. Já a região central da cidade reúne mais opções para quem deseja saborear um bom petisco ou aquele lanche.

Onde se hospedar
Apesar de estar muito próxima à capital para um passeio bate e volta, Guararema reúne várias opções de pousadas, hotéis e até resorts que valem a pena.
Dentre eles destacamos o Guararema Parque Hotel Resort, que possui, dentre outros pontos positivos, uma bela vista panorâmica para uma das porções da cidade entrecortadas pelo Rio Paraíba do Sul; e para os viajantes que desejam desfrutar da estrutura de um resort, mas com o aconchego de uma pousadinha, a dica é para o encantador Vale do Sonho, totalmente circundado por vegetação e tendo o Rio Paraíba do Sul simplesmente a poucos passos de caminhada.

Compartilhar

Outros Posts