Saiba que cuidados ter com suas roupas para se proteger do Covid-19

Postado em 13 de maio de 2020

O assunto do momento continua sendo a pandemia do coronavírus (COVID-19), que já infectou milhões de pessoas no mundo e segue fazendo vítimas. E quando falamos em prevenção e isolamento social, são necessárias algumas medidas para quem precisa sair de casa.
Muitos se preocupam em como evitar de trazer vírus e outras impurezas da rua para sua casa. Afinal, quando estamos na rua expomos também nossas roupas e calçados à contaminação.
Mas antes de explicar como se proteger para que essa contaminação não retorne com a gente para nossas casas, devemos responder uma pergunta importante: quanto tempo o coronavírus permanece em roupas e tecidos? A verdade é que ainda não há estudos específicos sobre o assunto e, por isso mesmo, os cuidados devem ser redobrados. Porém, muitos especialistas acreditam que os vírus, de uma maneira geral, conseguem sobreviver de 72 a 96 horas nos panos.

Cuidados com o manuseio das roupas
A recomendação é ficar em casa. Mas nem sempre isso é possível, principalmente para quem não foi liberado o trabalho remoto. Nesses casos, é muito importante ter cuidado com o manuseio da roupa quando chegar em casa.
É preciso entender que fora do nosso organismo, os vírus são conduzidos por gotículas que saem da boca durante a fala, por gotículas de espirros ou pelo toque. Por isso, sempre que houver a necessidade de sair de casa, é preciso alguns cuidados com a sua roupa assim que você retornar.
• Os sapatos devem ser retirados do lado de fora e deixados no hall ou, de preferência, em uma área fora da casa.
• A primeira coisa a se fazer quando chegar em casa é retirar a roupa e realizar a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel (as superfícies que você tocou também devem ser higienizadas).
• Retirou a roupa? Então é importante saber como armazená-la, caso você não vá lavá-la de imediato. Ela deve ser colocada em um plástico até o momento da lavagem. Não é necessário ajeitar a roupa dentro do plástico para não espalhar a contaminação por outras regiões da casa.
• Os sapatos também devem ser higienizados.

A lavagem das roupas deve ser feita normalmente?
A resposta correta é: sim. A maioria dos desinfetantes e produtos para lavagem de roupas é eficaz para realizar a higienização correta. Esses desinfetantes líquidos usados em casa e nas lavanderias são eficientes na limpeza e eliminação de resquícios de vírus de roupas e objetos.
O poder desinfetante do produto vai depender da quantidade de sabão, do tempo de molho e da capacidade do sabão em alcançar onde está a sujeira (ou o vírus). É aqui que entra a necessidade de usar sempre marcas e produtos que sejam de confiança e que você saiba que não vão te deixar na mão.
Mas de modo geral, os detergentes são eficientes na eliminação da camada que protege o vírus (cama de gordura), o que faz com que o vírus seja facilmente eliminado. Assim, não há uma necessidade de que as roupas que podem ter sido contaminadas sejam lavadas em separado de outras roupas.
Alguns médicos, porém, explicam que caso algum dos elementos que tornam a ação efetiva do produto esteja em falta (pouca quantidade de sabão ou tempo de molho muito rápido), o vírus pode permanecer no tecido ou passar para outra roupa não infectada.
Tudo isso vai passar!
Fique em casa.

Maria Lavadeira
Contato: (11) 4653-7910
WhatsApp: (11) 9.7374-5377
Fonte: https://higtop.com.br/saiba-que-cuidados-ter-com-suas-roupas-para-se-proteger-do-covid-19/

Compartilhar

Outros Posts


Fatal error: Allowed memory size of 134217728 bytes exhausted (tried to allocate 32 bytes) in /home/revistadestaquemais/www/wp-includes/wp-db.php on line 1889