Saiba como preparar a ceia de Natal perfeita e surpreenda seus convidados

Postado em 12 de dezembro de 2017

Ceia de Natal (3)

O fim de ano se aproxima e com ele a correria típica dessa época. Falta tempo para dar conta das 1001 tarefas pendentes e, de repente, você descobre que foi eleito o anfitrião da vez e precisará preparar a ceia de Natal em tempo recorde. A personal organizer, Luara Faria, dá dicas para facilitar a vida de quem está incumbido dessa missão e não sabe por onde começar.
Segundo a especialista em organização, a primeira coisa a considerar é o número de convidados: “A partir desta informação você definirá a quantidade de comida, bebida e até de itens de louça e decoração que precisará para organizar a ceia perfeita”, lembra Faria.
Definidos os convidados, a orientação é correr para o supermercado. Afinal, itens como bebidas, frutas secas e não perecíveis podem ser adquiridos com melhor preço se comprados com antecedência, além de evitar as enormes filas e escassez de itens típicos da ocasião.

Confira outras dicas:
Consumo consciente
Na contramão das campanhas publicitárias, que incentivam o aumento do consumo nessa época do ano, a sugestão de Luara Faria é poupar. No quesito decoração, a dica é apostar nos projetos “Do It Yourself” (DIY), ou, faça você mesmo: “Use a criatividade na hora de decorar, taças podem virar castiçais, guardanapos de pano podem ganhar o formato de árvore de Natal com algumas dobras, e potes transparentes com frutas secas podem dar um charme extra ao ambiente”.
No caso de grandes confraternizações que exijam itens além dos que você já tem em casa, a dica de economia é locar ao invés de comprar: “Locar peças de decoração, louças ou pratarias, quase sempre tem o melhor custo benefício. Só vale a pena comprar peças que forem ser reutilizadas ao longo do ano”, garante Luara.

Casa organizada
Lembre-se que para ser uma boa anfitriã você deve pensar no bem-estar dos seus convidados, e que uma casa organizada é imprescindível para garantir o sucesso da sua festa de final de ano. Não basta caprichar apenas na decoração e na preparação das guloseimas, algumas áreas da casa ficam menos em evidência, mas nem por isso merecem menos atenção.
Manter a cozinha organizada, por exemplo, ajudará a otimizar a preparação dos alimentos na hora da ceia. No lavabo, vale a pena conferir o abastecimento de papel higiênico antes da festa e deixar mais de uma toalha de mão à disposição dos convidados e, até mesmo, investir em aromatizadores temáticos.

Natal é época de partilhar
A troca de presentes já faz parte das tradições de final de ano, mas se ganhar presentes que não tem nada a ver com você já virou rotina nas festas de família, que tal reinventar a brincadeira e fazer um Natal solidário? Ao invés de itens supérfluos, a brincadeira pode ser arrecadar alimentos ou outros itens de necessidade básica para instituições assistenciais.
Calcular a quantidade de comida a ser servida durante a ceia também é uma dica bacana e que pode ajudar a evitar o desperdício. Porém, se mesmo calculando, sobrar muita comida à mesa, a dica é partilhar os alimentos entre os convidados na hora de ir embora, assim nada vai para o lixo. Nesses casos, a dica é reservar alguns potes descartáveis para essa finalidade, evitando que aquele pote plástico queridinho comece (e termine) o ano em uma nova residência.

Compartilhar

Outros Posts