Resiliência & Stress
Postado em 30 de maio de 2018
Imagine-se. Despedido de um emprego que o satisfazia em plenitude. Bom ambiente de trabalho, ótimos companheiros, bom salário e próximo à sua residência.
Stress na certa. Como enfrentar familiares; levar o sustento aos seus dependentes. Será fácil conseguir um novo emprego nos mesmos moldes?
Não se deixe abater.
Já ouviu falar em resiliência? A capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. Ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa.
Alguns dias se passam e você recebe o convite para liderar uma equipe em uma empresa no sul do país, numa localidade onde o frio é rigoroso, cultura europeia, vale dizer, pessoas mais reservadas, que contrastam com sua personalidade extrovertida e acostumado à luz solar de dias claros e alegres. Soma-se, ainda, inicialmente sua família não poderá acompanhá-lo. Oh dúvida cruel!
Estressante?
É hora de exercitar a resiliência. Analisar os prós e os contras da situação. Afinal você está desempregado.
Aceitar significa ficar longe da família, porém tendo condições de manter o padrão de vida escolar dos filhos. A saudade será um elemento a ser considerado que, contudo, poderá ser minimizada pela atual tecnologia e visitas recíprocas que ocorrerão.
Caso seus princípios e conceitos não o permitam aceitar essa mudança e a decisão for não aceitar a oportunidade, tenha em mente que seu valor interior não é menos importante, pois para você a união da família é a melhor forma de crescimento.
Que a vontade de ser feliz seja maior que o medo de se machucar de novo, lembrando que novos caminhos vêm, muitas vezes, disfarçados de finais dolorosos.
Até a próxima.