A reabilitação animal na medicina veterinária

Postado em 21 de dezembro de 2017

Reabilitação animal

Fisioterapia, Acupuntura e Ozonioterapia são terapias complementares hoje disponíveis na medicina veterinária que oferecem melhora na qualidade e expectativa de vida do animal no tratamento de patologias não cirúrgicas, feridas, controle da dor e diminuição da utilização de medicações.
Atualmente em expansão e com grande atuação no mercado médico veterinário, a especialidade em Reabilitação Animal vem ganhando cada vez mais adeptos entre os proprietários de pets e demais especialistas médicos.
A acupuntura veterinária conta com procedimento semelhante ao utilizado em seres humanos, feito por meio de agulhas que puncionam determinados pontos do organismo, restabelece o equilíbrio e trata desde dores até doenças crônicas, doenças essas que trazem grandes preocupações aos donos de pets, uma vez que muitos perdem a esperança ao ver seus amigos com dores de difícil controle ou efeitos colaterais sérios com medicações, por problemas ortopédicos como displasia coxofemoral e hérnias de disco, e muitas perdas por doenças crônicas como insuficiência renal, cardiopatias, hiperadreno, epilepsia e diabetes.
A fisioterapia veterinária vem sendo indicada e utilizada para pets com problemas ortopédicos e neurológicos, além de obesos com problemas de condicionamento físico. Hoje, com o aumento na expectativa de vida e diversidade das raças, problemas como artroses, artrites, rupturas de ligamentos, displasia coxofemoral, entre outros, tem a fisioterapia como coadjuvante, ajudando o animal na recuperação cirúrgica, prevenção de sequelas e melhora da condição muscular.
O profissional de reabilitação conta com aparelhos e meios físicos semelhantes aos utilizados na medicina humana que permitem um efeito anti-inflamatório, analgésico, relaxante e de hipertrofia muscular. Laserterapia, TENS (choquinho), cinesioterapia e termoterapia são alguns dos mais utilizados recursos, com excelente aceitação por parte do animal em tratamento.
A ozonioterapia é o mais novo recurso de tratamento complementar disponível ao alcance de médicos veterinários, com sua aprovação em andamento no Senado para a medicina humana. Na Europa já é um recurso amplamente utilizado, com uma grande taxa de sucesso, sem contra indicações para tratamentos de doenças inflamatórias, infecciosas, como cinomose, feridas de difícil cicatrização e dores crônicas. Seu uso utiliza-se de vias específicas, tendo efeito inclusive em uso tópico não invasivo, ou por insuflação retal, totalmente indolor.
Com o intuito de trazer melhora da qualidade de vida para o animal, rapidez na recuperação cirúrgica, possibilidade de tratamento e alívio para dores e doenças de difícil tratamento com cirurgias e medicações, a reabilitação se tornou uma aliada e vem sendo muito indicada no dia-a-dia de clínicas e hospitais veterinários, colocando em foco um tipo de medicina já difundido e amplamente utilizado na medicina humana, a Medicina Complementar. Os tratamentos ainda contam com o diferencial de serem realizados nas clínicas e muitas vezes no próprio domicílio do paciente.

Por: Dra. Angela Regiane Cortiça Meira
CRMV 38.095
Médica veterinária formada em 2014 pela Universidade Anhembi Morumbi, especialista em Reabilitação Animal
Contato: 99850-6805
Compartilhar

Outros Posts