Quatro aspectos que você precisa saber sobre o ensino bilíngue

Postado em 24 de outubro de 2019

É cada vez mais comum que pais e responsáveis decidam colocar os seus filhos em um colégio bilíngue a fim de que eles saibam se comunicar em outro idioma desde cedo e adquiram habilidades cognitivas que o ambiente bilíngue proporciona.
Uma escola autenticamente bilíngue apresenta diversos benefícios para os estudantes, além do domínio de uma segunda língua. O aumento da concentração e do raciocínio lógico, assim como melhorias em habilidades que estão associadas à escrita, à fala e à leitura também são vantagens que tem feito as famílias optarem por uma um colégio preparado para este novo conceito de ensino.
Por essa razão, trazemos aqui as principais perguntas sobre como é o ensino em uma escola bilíngue de verdade:

1) Se ninguém fala o idioma em casa, isso impede que o meu filho seja bilíngue?
Não há com o que se preocupar, pois o aprendizado não será abalado quando o aluno lida com duas línguas. Enquanto o aluno está na escola, ele tem contato com o inglês o tempo todo (exceto nas aulas em português). Assim, essa imersão parcial será suficiente para imprimir o novo idioma em sua mente, mesmo que ele converse em sua língua materna em casa.

2) Na escola bilíngue, outras matérias são ensinadas na língua estrangeira?
Sim! Este é o grande diferencial. Com exceção das aulas de português, o colégio bilíngue oferece o ensino de outras matérias (geografia, ciências, matemática etc) em inglês, além de diversas atividades culturais, sócio-emocionais, para que o inglês não seja somente mais uma matéria, mas sim uma vivência em todos os assuntos.

3) Alfabetização bilíngue gera confusão com a língua materna?
Isso é um mito. O cérebro da criança é capaz de processar o aprendizado de duas línguas sem que um prejudique o outro. O que pode acontecer é uma mistura de palavra nos dois idiomas em uma mesma frase, durante um certo período. Isso não significa que a segunda língua (normalmente o inglês) esteja atrapalhando o entendimento do português – muito pelo contrário! É como se o cérebro procurasse o caminho mais fácil para dizer alguma coisa – e, com isso, pode surgir uma palavrinha estrangeira. Mas, com o tempo, a própria criança aprende a usar cada idioma separadamente.

4) O que devo analisar em escolas bilíngues antes de matricular meu filho?
O principal ponto que os pais devem analisar é a metodologia de ensino. Ela deve ser imersiva e rica. Isso quer dizer que a escola deve contar com o auxílio da tecnologia e incorporar jogos, músicas, livros em inglês e filmes, entre outras ferramentas. Todos esses recursos extras são extremamente importantes na consolidação do aprendizado das crianças.
Também é fundamental entender que uma verdadeira escola bilíngue, diferentemente de um simples curso de idiomas ou colégio com programa bilíngue, é aquela na qual o inglês é vivenciado no dia a dia e não a que acrescenta mais aulas de inglês na carga horária.
Uma escola bilíngue de verdade entende a segunda língua como uma ferramenta de comunicação tão poderosa quanto a nossa língua materna. Portanto, o idioma não é apenas um simples tema de estudo, em que exercícios de treinamento da língua são aplicados.

INÁ SANCHES
Diretora Pedagógica
Mantenedora do Colégio Bilíngue Hipercubo
Contato: (11) 2391-1979 / 94249-3943
Compartilhar

Outros Posts