Qual a melhor idade para iniciar o tratamento ortodôntico?

Postado em 18 de outubro de 2018

Na verdade, não existe uma idade certa. Geralmente, no início da troca da dentição é um bom momento para os pais levarem seus filhos para uma avaliação com o ortodontista. O quanto antes for detectado o problema, melhor o prognóstico.
Um fator muito importante para se levar em consideração é procurar conhecer alguns hábitos da criança: se chupa dedo, chupeta, entre outros hábitos que devem ser eliminados para um resultado satisfatório. Havendo a real necessidade do tratamento ortodôntico é fundamental que o profissional seja claro e objetivo na orientação dos pais e da criança sobre a importância da utilização do aparelho, pois o sucesso do tratamento é totalmente dependente da colaboração da criança, que deve estar motivada e bem orientada para entender a importância da utilização correta do aparelho.
É importante lembrar que, embora os pais prefiram o aparelho fixo, nem sempre ele é o mais indicado, pois sua indicação maior é para corrigir problemas dentários de posicionamento, sendo indicado para um segundo plano. Para questões ortopédicas (ósseas), como crescimento demasiado ou atresia dos maxilares, por exemplo, normalmente se inicia o tratamento com aparelhos móveis. Esses aparelhos corrigem problemas que somente através de cirurgia podem ser corrigidos em adultos.
Em suma, o fator crucial para o sucesso do tratamento ortodôntico é que a criança entenda o motivo pelo qual precisará utilizar este aparelho, seja ele móvel ou fixo, por isso é fundamental que o ortodontista explique logo na primeira consulta a necessidade da utilização do aparelho, os procedimentos pelos quais ela será submetida e principalmente da importância da colaboração com o tratamento, sendo assim podemos ter um resultado mais previsível.

Por: Dra. Fernanda Cristieli Ferreira Araújo
CRO-SP 106111 (Arujá / SP)
Cirurgiã orofacial do Núcleo Fabrício Implantes
Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares
fernanda@fabricioimplantes.com.br
Contato: (11) 4653-1361

Compartilhar

Outros Posts