Primeira Virada SP do ano será 100% online

Festival de música, artes cênicas e cultura urbana acontece no dia 22 de agosto e será transmitido pela plataforma #CulturaEmCasa

Postado em 2 de agosto de 2020

A primeira edição da Virada SP Online, com mais de 12 horas e diversas atrações culturais, terá transmissão pela plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Também serão transmitidas nas demais redes da plataforma e dos artistas.
O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, com início às 16h. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria, em parceria com a organização social Amigos da Arte e a Prefeitura de Salto.
Selecionada por meio de chamada pública no âmbito do programa Juntos pela Cultura, realizado pela Secretaria, a cidade de Salto recebeu o título de “Capital Cultural do Estado de São Paulo”, pela potência e pela diversidade de suas expressões culturais e pelo apoio da Prefeitura ao setor.
Paulo Miklos, um dos artistas selecionados para o evento, não esperava que a Virada SP de Salto se transformaria na primeira Virada SP Online. “Imaginamos em março que seriam algumas semanas de paralisia e já se passaram alguns meses”, conta ele. “Agora precisamos fazer neste novo formato, que tem tudo para alcançar um público ainda maior.”
“Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria formulou a proposta de fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento em 2020, celebrar a força da cena cultural de Salto e ampliar o acesso da população a uma programação cultural de qualidade”, explica Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
A Virada SP Online de Salto será uma maratona de mais de 12 horas com diversas atrações. Estão previstas lives de Elza Soares Paulo Miklos, DJ Dre Guazzelli, Marina Peralta, entre outros.
Além disso, haverá também uma série de vídeos especiais de artistas como Nando Reis, Ziggy – Tributo a David Bowie e Música de Brinquedo 2 – Pato Fu e Giramundo. Serão incluídos ainda 32 vídeos de artistas da cidade, selecionados no concurso Quarentena Cultural, realizado pela Secretaria de Cultura de Salto em abril deste ano.
A Virada SP Online ocorrerá também a partir do palco do Teatro Sérgio Cardoso, que em outubro completa 40 anos. As lives de Ellen Oléria, Larissa Luz e Walking Lions serão transmitidas diretamente do teatro. Renato Rozendanz, artista saltense, será um dos âncoras, juntamente com Junior Del Campo. Todo o conteúdo da Virada SP Online de Salto também ficará disponível na plataforma #CulturaEmCasa pós-evento, para exibição por demanda.
Haverá em 2020 outras 16 edições da Virada SP Online. As cidades serão selecionadas por meio de chamada pública no âmbito do programa Juntos pela Cultura, a ser lançada até o fim deste mês.
“Assim como os conteúdos do #CulturaEmCasa são amplos e diversos, a ViradaSP Online segue o DNA da plataforma e se caracteriza pela diversidade e pela qualidade. Será uma grande homenagem às diferentes linguagens da arte e uma celebração dos artistas de Salto”, afirma Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte.

Sobre #CulturaEmCasa
A plataforma de streaming #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade. O acesso é 100% gratuito. Nos quatro primeiros meses, registrou 1,5 milhão de visualizações nos 1.000 conteúdos disponibilizados.
O conteúdo é gerado pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria, por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.
Realizado pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin e Erasmo Carlos, entre outros. De sexta a domingo, também às 21h30.
A plataforma segue apresentando as lives do Intensivão #CulturaEmCasa (terças e quintas-feiras, às 17h). O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty, Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento) e Antonio Carlos Neves Pinto (da Osesp).
Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho o programa #Diálogos Necessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. O #Diálogos Necessários é veiculado todas as segundas e quartas-feiras, às 17h.
Na plataforma, também é possível acompanhar o #SPGastronomia, lançado no dia 6 de julho. De segunda a quinta-feira, às 19h30, chefs, nutricionistas e especialistas brindarão o público com aulas, receitas, histórias, curiosidades e debates sobre diversos temas relacionados à gastronomia de São Paulo. É uma grande vitrine da diversidade e da qualidade do setor. As lives têm nomes como Lucas Corazza, Mohamad Hindi, André Boccato, Morena Leite e Fábio Vieira.
A plataforma reúne também conteúdos inéditos de instituições ligadas à Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri e a SP Companhia de Dança.

Serviço:
Site:
www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:
www.facebook.com/culturaemcasasp
www.instragram.com/culturaemcasasp
twitter.com/culturaemcasasp

Compartilhar

Tags

Outros Posts