Primavera: estação motiva prática de exercícios, mas pede cuidados

Corrida para o projeto verão pode trazer prejuízo aos músculos e articulações

Postado em 2 de outubro de 2019

A primavera é marcada por dias ensolarados e temperaturas mais amenas, tornando o clima perfeito para a prática de exercícios.
Durante o período, muitas pessoas tentam recuperar a inatividade do inverno e passam a se exercitam em ritmo acelerado, buscando o corpo ideal para o verão.
Com o objetivo de perder peso ou ganhar massa muscular, essa corrida desenfreada pode trazer prejuízos à saúde, ou até mesmo resultados insatisfatórios.
“O correto é manter a rotina de atividades físicas durante o ano todo. Achar que você pode alcançar o preparo físico de um ano em dois meses é o maior erro que alguém pode cometer”, comenta Rafael Pereira, educador físico da rede de academias Selfit.
Como o clima da estação motiva a prática esportiva, não existe erro algum em começar a se preparar nesta época, porém, tudo deve ser feito com cuidado, sem esperar grandes mudanças em pouco tempo.
Para evitar riscos, é indicado seguir os treinos acompanhado de um profissional, que saberá instruir sobre o volume de carga, a quantidade de repetições e a frequência necessária, levando o aluno a alcançar os resultados de forma mais rápida.
Além disso, o aquecimento é fundamental para preparar os músculos e as articulações, devendo ser realizado no começo de todos os treinos.
“Eu costumo indicar treinos leves no começo, até mesmo para um praticante de longa data que ficou algum tempo parado. O corpo precisa se recondicionar. Treinos aeróbicos também ajudam no ganho de resistência e são os mais indicados”, completa Rafael.

Compartilhar

Tags

Outros Posts