Primavera aumenta casos de crises alérgicas respiratórias

Postado em 3 de outubro de 2017

Primavera aumenta casos de crises alérgicas respiratórias

A primavera começou oficialmente no último dia 22 de setembro. Se para uns é a estação mais bonita do ano devido a florescência das árvores e plantas, para as pessoas alérgicas é um período que favorece o surgimento de problemas respiratórios devido ao excesso de pólen liberado pelas plantas.

Embora sejam sazonais, essas alergias precisam ser cuidadas para não prejudicarem o bem-estar e a qualidade de vida. “Quando o pólen penetra nas vias nasais pode provocar crises de asma e rinite alérgica, espirros contínuos, coriza e congestão nasal. Nos casos mais graves, podem ocorrer até falta de ar”, explica o otorrinolaringologista Mohamad Saada.

De acordo com o especialista, como o pólen fica no ar, é difícil evitar o contato. O que pode ser feito é adotar medidas para minimizar os efeitos. “As pessoas que são mais sensíveis devem evitar locais arborizados e muito floridos. Em casa ou no trabalho, é sempre bom manter o ambiente ventilado e limpo, trocar os filtros do ar condicionado, inclusive dos automóveis”.

Dicas e Orientações

A lavagem nasal com soro fisiológico é essencial nessa época do ano, pois elimina as impurezas acumuladas no nariz. Nas crises alérgicas é preciso procurar um medico para aliviar os sintomas com medicamentos específicos. Em caso de falta de ar ou chiado no peito deve-se procurar um ponto socorro imediatamente para aliviar os sintomas.

Compartilhar

Tags

Outros Posts