Pilates: clássico ou contemporâneo?

Postado em 8 de setembro de 2017

pilates

O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates e veio para ficar. Sua inegável eficácia passou a ter valor comercial muito grande e com isso surgiram vários estilos e variações.
Devemos ficar atentos porque atualmente nem tudo que se chama Pilates é realmente Pilates. Em sua metodologia, ele se divide em Pilates Original, Clássico ou Pilates Contemporâneo.
O clássico é o Pilates exatamente como foi criado por Joseph Pilates, inicialmente chamado de Contrologia e com repertório de exercícios divididos em iniciante, intermediário e avançado. Os mesmos são repetidos e vão evoluindo na medida em que os movimentos são executados com perfeição.
O contemporâneo foi alterado por outra geração de instrutores que adaptaram o método, reorganizando a ordem dos exercícios e da respiração e utilizando acessórios que não fazem parte do repertório do método, como bolas, faixas elásticas e etc.
Há ainda outras modalidades, como Pilates Aéreo, Neo Pilates, Cross Pilates e outros que utilizam os princípios do método.
Não pretendo aqui discutir a eficiência de cada vertente do método, apenas mostrar as diferenças, afinal todo movimento bem executado é bom para o corpo, no entanto é sempre bom saber se o que você pratica é Pilates ou alguma vertente.
“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica”, Joseph Hubertus Pilates.

Adriana Martins, fisioterapeuta
Crefito 29510-F
Proprietária e instrutora do
Estúdio de Pilates Adriana Martins
Rua Marechal Castelo Branco, 532 – Jd. Rincão – Arujá

Compartilhar

Outros Posts