Pilates associado a práticas esportivas

Postado em 9 de março de 2018

Pilates

Sabemos que a prática regular do Pilates melhora a consciência corporal, claro, sempre respeitando a biomecânica e limites de movimentos, sem sobrecarga articular e de forma progressiva.
Os benefícios do Pilates e seus principios básicos (respiração, fortalecimento do centro, fluidez, controle, precisão e concentração) são para todos, desde sedentários a praticantes ou não de alguma modalidade esportiva e atletas de alta performance. Por tudo que o método pode agregar, cada vez mais está sendo inserido na rotina de atletas de alto rendimento. Hoje é muito comum a divulgação de vídeos e fotos de atletas praticando o método.
Esses princípios podem ser transferidos para toda e qualquer atividade física que desejamos realizar, desde uma atividade de vida diária, sendo executada de uma maneira correta e consciente, até a precisão de movimentos para prática de esportes.
Para praticantes ou atletas, independentemente da modalidade, é comum o surgimento de lesões, desequilíbrios musculares gerados por sobrecarga em determinados grupos musculares, por serem mais exigidos durante a prática como no caso da corrida, tênis e golfe, onde a exigência ocorre de forma assimétrica.
Nosso corpo foi feito para o movimento e sabemos de todos os riscos e consequências do sedentarismo, bem como da prática incorreta de exercícios. Toda forma de exercitar o corpo é importante, porém precisamos exercitá-lo de uma forma mais integrada, com consciência e equilíbrio. Quanto mais consciência corporal e controle muscular temos, menor será o risco de lesões e mais eficazes serão nossos movimentos proporcionando maior segurança nas atividades que praticamos.
O método Pilates é fundamental para melhorar a percepção e os limites do nosso corpo, exercendo um papel muito importante tanto na prevenção de lesões, quanto no período de reabilitação, atuando também na melhora de condicionamento físico e reorganização postural.
Se você é praticante de alguma modalidade esportiva e quer melhorar seu desempenho ou é sedentário e quer se beneficiar dos inúmeros benefícios do que o método pode lhe proporcionar, pratique Pilates com bons profissionais.

Dra. Tatiana Haraki Barbosa
Crefito 3-91812-F
Fisioterapeuta e instrutora de Pilates no Estúdio Adriana Martins

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