Pilates, a arte do controle

Postado em 15 de maio de 2017

Pilates, a arte do controle

Método criado por Joseph Hubertus Pilates, o Pilates é baseado em exercícios de força e mobilidade, utilizando movimentos específicos no solo, com acessórios como bolas, faixas elásticas, discos e rolo para equilíbrio, e com utilização de equipamentos em madeira e molas que resistem ou auxiliam cada movimento.
Joseph Pilates acreditava desde jovem que o estilo de vida moderno levaria ao estresse e a doenças físicas e mentais, causando desequilíbrio no funcionamento do corpo.
O método Pilates prioriza o prazer e o bem-estar através do condicionamento físico; trabalhando todos os músculos simultânea e continuadamente. Essa é a forma mais eficiente de construir a capacidade de resistência muscular e respiratória. Ele foi concebido para trabalhar diretamente com músculos mais profundos do corpo, criando um núcleo forte, sem a dor associada a exercícios convencionais. Também privilegia a percepção do corpo como um todo (mente e espírito).
Sentir-se bem com o corpo e mente é a prova de que o investimento com exercícios físicos orientados e periodizados traz muito rendimento à saúde, tanto no presente quanto no futuro.
Pilates costumava dizer que “o método foi feito sob medida para aqueles que desejam eterna juventude”.
Para potencializar os resultados, Josefh criou princípios que serão respeitados e utilizados em cada movimento: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração.
Com uma visão holística do indivíduo, ou seja, enxergando-o como “um todo” inserido no ambiente, é possível fazer com que o corpo enfrente melhor as condições adversas do dia-a-dia, prevenindo doenças circulatórias, estruturais de coluna, articulações, lesões musculares, principalmente ganhando qualidade de vida. Agende uma aula experimental!

Compartilhar

Outros Posts