Ozonioterapia: Saiba o que é e seus benefícios

Postado em 10 de agosto de 2021

Em todo o mundo são realizados, aproximadamente, 10 milhões de tratamentos com ozônio todos os anos. Existem mais de 6 mil artigos sobre o uso medicinal do ozônio na literatura.
Descoberto em 1840, o uso medicinal do gás ozônio vem desde o século XIX, com estudos na Alemanha e na primeira guerra mundial (1914-1918), quando foi utilizado para tratamento de ferida dos soldados.
O ozônio de aplicação medicinal é gerado através de um gerador de ozônio, e é uma mistura de no máximo 5% de ozônio e 95% de oxigênio.
A ozonioterapia é uma técnica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio com finalidade terapêutica, podendo ser aplicado por diferentes vias e em diferentes concentrações, de acordo com a intensidade e necessidade de cada tratamento.
Vários são os benefícios gerados, dentre eles a característica oxigenante que aumenta a capacidade do sangue em absorver e transportar o oxigênio, otimizando a circulação e funções de um modo geral, outro benefício é o energizante, gerando energia para células (ATP), e o revitalizante, que retarda o processo de envelhecimento celular.
Porém sua característica mais marcante é a poderosa ação anti-inflamatória, que ataca os processos inflamatórios por todo o corpo, gerando melhora de inúmeras disfunções, como dores na coluna, asma, sinusite, intestino irritado, endometriose, entre outros.
Diversas são as vias e os objetivos de tratamento, como por exemplo:
Via sistêmica – melhora da imunidade, doenças autoimunes, síndrome do intestino irritado, endometriose, fibromialgia, artrose, entre outros;
Via local – para tratamento de calvície, queda de cabelo, gordura localizada, celulite, tratamento de dores na coluna, micose de unha, feridas, entre outros;
Via otológica – asma, rinite, sinusite, labirintite, enxaqueca, gripes, entre outros;
Via água ozonizada – de acordo com a concentração variam-se os benefícios. Pode ser usada para desintoxicação do organismo como um todo, melhora do PH do sangue e até mesmo no tratamento de feridas e micoses.
A ozonioterapia é uma alternativa de tratamento segura, totalmente natural e livre de efeitos adversos, pode ser aplicada de modo isolado ou como uma alternativa complementar aos tratamentos convencionais.

Andressa Jácomo
Crefito-3 /149542-F
Fisioterapeuta Dermatofuncional
Terapeuta Capilar – Formada pela Academia Brasileira de Tricologia
Contato: (11) 99544-9684
Compartilhar

Outros Posts