Os avanços tecnológicos na prótese odontológica

Postado em 9 de setembro de 2019

Um sorriso perfeito, com dentes branquinhos e alinhados, é o sonho de consumo de muita gente, não é? Quem não gostaria de exibir aquele sorriso de capa de revista? Por isso a demanda de pacientes em busca da perfeição em procedimentos estéticos na área odontológica vem sendo crescente.
No entanto, nem todas as pessoas sabem o quanto os avanços tecnológicos em equipamentos e materiais têm contribuído para alcançar as expectativas estéticas nos procedimentos protéticos, possibilitando confiança, resistência e durabilidade dos materiais utilizados na confecção e execução do tratamento.
Na prótese odontológica as inovações tecnológicas como software (CAD/CAM), hardware, scanner, máquinas de usinagem, fresagem, impressoras 3D e fornos com tecnologia de ponta, tornaram cada vez mais previsível e produtivo todo o processo de elaboração das próteses, transformando sorrisos completamente com agilidade, precisão e previsibilidade, além do conforto e segurança para o paciente.
Com a introdução de equipamentos modernos, materiais tecnológicos de última geração e técnicas de estratificação e maquiagem com infinitas possibilidades de caracterização, é possível obter resultados positivos nas próteses sobre implantes, coroas totais, facetas e lentes de contato dentais.
Com o auxílio do escaneamento digital realizado por uma câmera, que capta todos os detalhes anatômicos, simulando até mesmo a oclusão com a máxima precisão, é possível realizar projetos e planejamentos de trabalhos minuciosos, com tempo reduzido, praticamente impossível de serem atingidos sem o auxílio tecnológico.
Os materiais de última geração, como os blocos cerâmicos a base de dissilicato de lítio, propiciam a confecção de próteses restauradoras com resultados precisos e confiáveis. Atrelado ao Sistema CAD/CAM é possível confeccionar com previsibilidade facetas ultrafinas chamadas também de lentes de contato dentais, com espessura de 0,2 mm a 0,5mm, possibilitando as correções necessárias na estética e oclusão dos dentes.
As cerâmicas dentárias representam um dos principais materiais restauradores no arsenal odontológico. Elas também evoluíram, e através da maquiagem para porcelana odontológica é permitido ser mais fiel, ou seja, caracterizar as próteses de acordo com os dentes do paciente em relação aos tons e cores, obtendo uma naturalidade imperceptível. Os fornos para queima de porcelanas odontológicas, com tecnologia avançada e aferimento preciso na temperatura, também colaboram para agilidade e resultados assertivos.
Porém, é importante ressaltar que no Brasil o acesso à tecnologia ainda é muito restrito, devido ao alto custo dos equipamentos e materiais, por isso alcançar toda essa perfeição e agilidade nos procedimentos depende de investimentos em tecnologia e conhecimentos técnicos do cirurgião dentista e do técnico dental qualificados.
Contudo já é possível contar com todas essas tecnologias disponíveis no mercado e profissionais qualificados em centros odontológicos, preocupados com o bem estar dos pacientes e dos resultados tão sonhados, a um custo de tratamento convencional, uma vez que com estas tecnologias o tratamento é rápido e preciso, evitando repetições e tantas e tantas idas ao dentista, diminuindo assim os custos e tornando o tratamento mais acessível ao paciente.

Por: Robson de Paula
TPD Ceramista Cadista, do Núcleo de
Especialidades Odontológicas
Fabricio Implantes
Contato: 4653-1361

Compartilhar

Outros Posts