Orientação profissional: um passo importante na formação do adulto de amanhã

Ritus - A Jornada do Herói proporciona aos jovens encarar suas dúvidas e descobrir seus propósitos

Postado em 21 de agosto de 2018

A escolha de uma profissão envolve um conjunto de dilemas a serem resolvidos e decisões a serem tomadas. É no Ensino Médio que o adolescente começa a se questionar como um indivíduo único, que precisa fazer uma série de escolhas capazes de determinar seu futuro como adulto. É neste contexto que entra o Ritus – A Jornada do Herói, um processo de orientação profissional vivencial que proporciona ao jovem uma rica experiência da escolha profissional. Trata-se de um rito de passagem da adolescência para o início da vida adulta, que possibilita a compreensão de seu próprio processo de maturidade e autonomia.
A psicóloga Kátia Ura, fundadora da empresa Ritus e orientadora profissional há mais de 10 anos, explica que muitos jovens, quando concluem o Ensino Médio, ficam com o seguinte questionamento: o que vou fazer ano que vem?
“Isso, para o jovem, é como se acabasse uma trilha demarcada onde até então o objetivo era somente estudar e passar de ano, e de repente tem que escolher por conta algo com projeção num futuro mais distante. Sai da zona de conforto e sente um conflito interno que necessita de ajuda para fazer uma escolha profissional consciente e responsável com base no que faz sentido para ele e não com base nos outros”, explica a especialista.
No Ritus – A Jornada do Herói, todas as atividades propostas são pensadas e adaptadas para adolescentes. O programa acontece sempre nos períodos de férias (julho/janeiro) e é destinado para jovens com idades entre 15 e 21 anos.
O processo é dividido em módulos, porém, em um primeiro momento acontece uma conversa individual com o jovem e outra com o mentor (pai ou responsável) sobre suas expectativas para o futuro, medos e angústias. Após estas entrevistas, o adolescente é orientado a pesquisar sobre as profissões que ele pretende seguir e se apropriar de mais informações sobre o mundo do trabalho. Após essa etapa, dá-se início aos três módulos da Jornada do Herói em uma imersão de quatro dias.
No primeiro módulo – Iniciação – o processo é feito junto com o mentor escolhido por este jovem, onde ambos participam de um encontro dinâmico e reflexivo sobre as diferenças entre as gerações, educação financeira e vivenciar um rito simbólico de cortar o cordão umbilical para assumir sua própria jornada do herói. Já no segundo módulo é que se dá início a “jornada do herói”. Essa é a etapa da imersão de autoconhecimento, com foco na vivência do ritual de passagem da adolescência para a vida adulta. Os jovens ficam hospedados em um hotel fazenda, onde são realizadas dinâmicas de integração, atividades de desenvolvimento de competências pessoais e testes psicológicos. É o módulo mais marcante, pois durante a imersão os participantes descobrem muitos sonhos e potenciais escondidos e criam fortes vínculos de amizade.
O terceiro módulo é a “construção do projeto de vida”. Nesta etapa são propostas técnicas psicopedagógicas de planejamento de estudos e de perspectiva para o futuro. Ao finalizar o processo, cada participante está mais fundamentado para realizar um planejamento de vida com maior consciência e segurança.
“O Ritus – A jornada do herói ajuda o jovem a ter consciência do herói que tem dentro dele. Todo o processo é desenvolvido para empoderar o jovem e ele realmente se sentir responsável pelas próprias escolhas”, afirma a psicóloga Kátia Ura.

Serviço
Mais informações sobre o próximo Ritus – A jornada do herói, que acontece em Janeiro de 2019, podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 94261-9233, no site (www.ritusopv.com.br) ou Facebook: (www.facebook.com/ritusopv).

Compartilhar

Outros Posts