O que fazer quando o sorriso não sorri?

Postado em 27 de agosto de 2018

Por mais que eu tente sorrir, meu sorriso não aparece. Escovo, escovo os dentes e continuam amarelos e escuros. Não consigo mastigar direito, parece que os dentes não cortam os alimentos, estão desgastados. Tenho todos os dentes, porém sinto que meu rosto está envelhecido, com um aspecto cansado. Quando dou um sorriso meus dentes não aparecem.
Estas são algumas das principais queixas da maioria dos pacientes que procuram as clínicas odontológicas de todo o mundo. Os pacientes geralmente procuram o dentista devido à insatisfação quanto a cor, formato e tamanho dos dentes. A explicação para este fato é que quando ocorre o desgaste de um dente ele perde a sua parte mais externa, que é o esmalte, que o protege tanto mecânica quanto fisicamente. Uma vez perdido o esmalte, a dentina, que é o tecido logo abaixo do esmalte, fica suscetível a mais desgaste e infiltrações. Agora o tecido dentário está exposto a todo meio bucal. Pigmentos e bactérias passam a ter livre acesso, causando dor, escurecimento do dente, mais e mais desgaste, realmente assim começa o fim, e quanto mais o paciente tenta limpar os dentes devido ao escurecimento, mais se desgasta, mais exposto fica e, consequentemente, mais escuro.
Na maioria das vezes este desgaste da estrutura dentária está relacionado a disfunções oclusais (bruxismo, atrição), maus hábitos (morder lápis, canetas, roer unha) ou mesmo a tratamentos dentários não muito bem-sucedidos. Porém, é interessante lembrar que muitas vezes os dentes estão intactos, sem desgastes consideráveis, na verdade o que está acontecendo é o posicionamento do lábio superior fora dos padrões desejados pelo paciente.
Existem três tipos de linhas de sorriso, de acordo com a altura: linhas alta, média e baixa, e como sempre o incômodo fica nos extremos, ou seja, a linha de sorriso muito alta causa o desagradável sorriso gengival, para o qual um dos tratamentos mais comuns é a aplicação de Botox; já a linha de sorriso muito baixa esconde os dentes e dá um aspecto envelhecido no sorriso.
A linha média do sorriso é a considerada ideal, pois apresenta uma relação harmônica entre gengiva e dentes, portanto sempre a buscamos em uma reabilitação oral.
Atualmente, o tão branquinho e sonhado sorriso dos artistas é conseguido através de reabilitações dentárias feitas de porcelanas ultrarresistentes, sejam as “lentes de contato dental” (finas facetas de porcelana) que são indicadas para pequenas correções de forma, tamanho e, relativamente, da cor, ou as facetas/coroas.

Por: Dr. Fabrício José Araújo
CRO-SP 80665 (Arujá/SP)
Especializado em implantodontia
Contato: 4653-1361
fabricio@fabricioimplantes.com.br

Compartilhar

Outros Posts