O que eu preciso saber sobre prótese de mama

Postado em 1 de maio de 2018

A cirurgia de prótese de mama ou colocação de implantes de silicone é uma das mais procuradas no consultório de cirurgia plástica. Também conhecida como mamoplastia de aumento, as próteses de mama são indicadas para pacientes com mamas pequenas, assimetrias mamárias e até para pequenas ptoses, ou seja, leve queda dos seios.
Algumas pessoas pensam que colocar prótese de silicone na mama é apenas uma questão de estética. Mas não é bem assim. É algo relacionado ao bem-estar, à autoestima e merece ser tratada com seriedade e muita responsabilidade.
Abaixo listo algumas questões importantes sobre esse procedimento.

Onde fica o silicone?
Por baixo da glândula: a prótese é colocada entre o tecido mamário e o músculo peitoral. Isso facilita a cirurgia e causa menos dor para a paciente depois da operação. Mas o implante pode ficar aparente se a paciente for muito magra, pois, por ser uma região mais superficial, não há tecido suficiente para cobrir as bordas da prótese.
Por baixo do músculo: a prótese fica completamente atrás do músculo peitoral. Como fica instalado de forma mais profunda, o resultado é mais natural, principalmente para mulheres magrinhas. Essa localização também diminui o perigo da contratura capsular, um dos riscos dessa cirurgia e facilita a realização de mamografias. Em compensação, nos primeiros dias depois da cirurgia, a dor é intensa.
Por baixo da fáscia: a prótese é posicionada entre o músculo e a glândula, tornando o colo não tão pronunciado, de forma a torná-lo bem natural.

Cicatriz
Na mama: o corte é feito nos sulcos abaixo das mamas, o que facilita o acesso até o local onde a prótese será colocada. Porém, a cicatriz pode ficar mais evidente ao vestir um biquíni.
Na aréola: a cicatriz fica quase imperceptível, posicionada num meio círculo entre a aréola e a pele da mama.
Na axila: nenhuma cicatriz na mama é a principal vantagem aqui. O corte é feito nas axilas, local de pouca incidência de queloide. Por essa via, as próteses são colocada atrás do músculo.

Qual tamanho ideal?
Para chegar a um resultado harmonioso, levamos em consideração a largura da base da mama, o estiramento da pele, o formato, a altura e o volume do seio. A partir dessas medidas, nós indicamos a quantidade de mililitros ideal para cada paciente. O formato pode ser redondo ou anatômico (em gota). As projeções das próteses variam de baixa, moderada, alta e super alta.
Outras questões muito relevantes, os implantes mamários não interferem na amamentação e não atrapalham no diagnóstico de câncer de mama.

E como é o pós-operatório?
Repouse em casa nos primeiros dois ou três dias, podendo voltar ao trabalho depois de sete dias. Evite lavar o cabelo sozinha na primeira semana.
Os pontos são retirados em sete a quatorze dias da cirurgia.
Evite levantar os braços acima da linha dos ombros durante duas semanas. Em relação à atividade física, caminhadas e corridas, somente após trinta dias; natação, ioga, tênis ou musculação para membros superiores só ficam liberados depois de dois meses.
Tomar sol só após três meses da cirurgia com esparadrapo branco em cima das cicatrizes e muito filtro solar. A exposição sem proteção só é permitida depois de um ano. Isso evita cicatrizes grossas e escuras.
O resultado final aparece entre três e seis meses. Antes disso, não considere definitivos o tamanho e a consistência dos seios, pois eles podem estar inchados.
Ao tomar a decisão de uma cirurgia, deve-se sempre procurar por um cirurgião plástico com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Sua saúde e segurança em primeiro lugar!

Dra. Fernanda Zanetta
Cirurgiã Plástica com título de especialista pela Sociedade de Cirurgia Plástica
CRM:125272
RQE: 61795
www.drafernandazanetta.com.br
Compartilhar

Outros Posts