O que é abdominoplastia?

Postado em 17 de dezembro de 2018

Abdominoplastia é a cirurgia para remover o excesso de pele e gordura do abdome que pode se acumular após a gravidez, obesidade ou ao longo da vida. Em uma abdominoplastia completa, os músculos abdominais que podem ter sido afastados são apertados e voltam à forma ideal, reduzindo a cinturinha. Uma abdominoplastia não é um procedimento simples e você deve estar ciente dos riscos e cuidados pós-operatórios e tempo de recuperação que serão necessários.

Eu sou candidata para a abdominoplastia?
Em primeiro lugar, você deve estar em boa saúde e não ter nenhuma doença ativa ou condições médicas pré-existentes graves. Você também deve ter expectativas realistas sobre o resultado da abdominoplastia.
Você deve estar mentalmente e emocionalmente estável. Uma abdominoplastia requer paciência e estabilidade para chegar ao resultado ideal.
Se você é mulher, deve esperar até terminar de ter seus filhos antes de fazer a cirurgia, uma vez que a pele e os músculos podem esticar novamente. Se está pensando em perder peso deve esperar até depois de alcançar o peso desejado.

Em que idade a abdominoplastia é realizada?
Não existe uma “idade ideal”, ou a hora certa. Geralmente é feita nas mulheres somente após o último parto e depois de ter perdido todo o peso que tenha intenção de perder.

Quais as incisões da abdominoplastia e as diferentes técnicas?
Miniabdominoplastia: a cirurgia é para um menor volume de flacidez, apenas abaixo do umbigo, possui uma incisão menor.
Abdominoplastia clássica: é para os casos em que a flacidez abdominal é maior, chegando à região do umbigo. Aqui a incisão é maior, e existe a retirada do umbigo e seu reposicionamento, além do reajuste da cinta abdominal.
Abdominoplastia estendida: quando em casos de sobra de pele e gordura em toda circunferência média corporal, da barriga às costas.

Quais as causas mais comuns para uma abdominoplastia?
A cirurgia plástica do abdome é aquela que remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos e separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.
Ter um abdome liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforçam para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normal podem desenvolver um abdome protraído, frouxo e flácido.
As causas mais comuns destas situações incluem: gravidez, envelhecimento, oscilações significativas do peso, hereditariedade.

O que devo esperar no pós-operatório?
Você poderá caminhar logo após a cirurgia, com o corpo um pouco curvado por uns 7 dias. Deverá usar uma cinta de compressão por pelo menos 1 mês e realizar drenagens pós operatórias. A dor é muito relativa e varia para cada paciente.
Sempre procurar um cirurgião plástico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dra. Fernanda Zanetta
Cirurgiã Plástica com título de especialista pela Sociedade de Cirurgia Plástica
CRM:125272
RQE: 61795
www.drafernandazanetta.com.br
Compartilhar

Outros Posts