O problema de um é o problema de todos

Postado em 19 de março de 2018

Problema-2

Ao preparar-me para co-criar o artigo desta semana, deparei com uma fábula que há muito tempo não escutava. A fábula descreve um rato que vive em uma fazenda com outros animais.

O rato, ao olhar pela janela da sala, se vê o fazendeiro armando uma ratoeira perto do seu buraco predileto. Fica alarmado com a situação e sai correndo pela fazenda indo até o galinheiro contar a noticia para a senhora galinha.

Esta diz que não tem nada para fazer a respeito do ocorrido e ignora o rato.

Ele vai até o celeiro e conta à vaca e ao boi o que esta acontecendo na casa grande. Ambos têm a mesma atitude que a senhora galinha, isto é, concordam que a ratoeira nada interfere em suas vidas.

Por fim, vai até o chiqueiro demonstrar ao senhor porco sua indignação com o descaso dos outros animas, mas a reação do amigo suíno não é nada diferente dos outros.

O rato fica inconformado com tais atitudes e se protege da tal ratoeira.

Porém, naquela mesma noite, a mulher do fazendeiro acordou para verificar se o rato tinha sido capturado pela ratoeira e como estava escuro não percebeu a presença de uma cobra que a picou.

Na manhã seguinte, a mulher do fazendeiro acordou com muita febre e debilitada. O marido não pensou duas vezes, foi ao galinheiro pegou uma galinha matou-a e fez uma canja, para que sua esposa se recuperasse o mais rápido possível.

No final de semana, sua esposa ainda continuava debilitada ao ponto de os parentes mais próximos virem visitá-la. O fazendeiro ofereceu um almoço para os convidados. Para isso, matou um porco do chiqueiro.

Apesar de todos os esforços do fazendeiro para curar sua amada esposa, infelizmente, ela não resistiu ao veneno, faleceu.

Em razão do velório, o fazendeiro recebeu muitos amigos e parentes para as ultimas homenagens à sua querida esposa.

Para alimentar a todos os presentes, matou o boi e a vaca.

O rato só ficou observando os acontecimentos.

Diante dessa situação, observa-se que, quando um departamento de uma empresa esta com um desafio em suas mãos, os outros de departamentos precisam estar da, mesma forma, comprometidos e atuantes.

Pois se este setor não obtiver êxito no seu desafio os prejuízos podem abalar outros departamentos causando uma demissão em massa ou até extinção de unidades, nos quais funcionários poderão ser demitidos e, em consequência, famílias ficarão desamparadas.

Como sua empresa tem se portado diante de um alerta?

Como os funcionários recebem os desafios?

Até a próxima semana.

Hugo Felipe Alferes
Psicólogo, Master Advacend Coach.
Diretor da Empresa Pense Sempre Positivo.
Contato (11) 4115-9674/ (11) 98911-4351
www.pensesemprepositivo.com

Compartilhar

Tags

Outros Posts