O nível do desafio nos motiva a atingir o objetivo

Postado em 19 de abril de 2018

desafios-de-um-lider-1000x640

Ao preparar uma palestra para um grupo de jovens encontrei um texto que me chamou a atenção. Um camponês foi procurado por seu filho, que demonstrou o desejo de adquirir uma vaca para iniciar seu negócio e assim o seu sustento futuro.

O pai se comprometeu a pensar no assunto e posteriormente dar uma resposta ao filho, uma vez que estava na dúvida se daria o dinheiro, sem pestanejar, ou buscaria orientação com um sábio da região.

Aproveitando o tempo para refletir, decidiu consultar o sábio e relatar o fato. O conselho foi para esperar mais uma semana para responder ao filho que teria condições de ajudá-lo.

Curioso com a proposta oferecida, indagou o porquê de tal conselho. O sábio simplesmente respondeu: “Tudo que nos desafia nos faz procurar alternativas. Se a primeira opção falhar existirá o plano B”.

Qual sua atitude ao ser solicitado por um liderando no sentido de lhe ser fornecida alguma ferramenta ou apoio para realização de um projeto?

Concorda prontamente ou pede um tempo para decidir?

Segundo o texto, o ideal é dar um tempo. Durante esse período, observe a pessoa, acompanhando seu desempenho, trocando ideias para, juntos chegarem a uma conclusão da real necessidade do atendimento do pedido. Talvez, esse período de espera desperte no liderando o interesse de buscar a solução através de um plano B, com o material que tem em mãos.

Lembre-se, isso só é possível se você, líder, tiver pleno domínio do andamento do projeto. Ocorrendo a conclusão mediante o plano B, seu liderando sentir-se-á satisfeito com a conquista e a confiança do líder na equipe estará consolidada, permitindo-lhe ausentar-se ciente de que tudo será finalizado a contento.

Até a próxima semana!

Hugo Felipe Alferes
Psicólogo, Master Advacend Coach.
Diretor da Empresa Pense Sempre Positivo.
Contato (11) 4115-9674/ (11) 98911-4351
www.pensesemprepositivo.com

Compartilhar

Tags

Outros Posts