O fígado na Medicina Chinesa

Postado em 3 de junho de 2018

Um dos principais órgãos do nosso corpo, mas que nem sempre damos a devida atenção é o fígado e a vesícula biliar. O fígado é a segunda maior glândula do nosso corpo, pesa aproximadamente 1,5 quilo. Já a vesícula biliar tem a capacidade de coletar cerca de 50 mililitros de bílis produzidas pelo fígado, onde os nutrientes absorvidos no trato digestivo são processados e armazenados para utilização para outros órgãos.
O fígado é responsável pela neutralização e eliminação de substâncias tóxicas das quais ingerimos, tais como álcool, medicamentos, alimentos com agrotóxicos, entre outros, ou seja, ele é a ligação entre o sangue e o sistema digestivo. É uma verdadeira máquina metabólica, pode executar mais de 500 funções no organismo mesmo quando cortado pela metade.
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) este órgão é frequentemente comparado ao general do exército, pois é responsável pelo planejamento total das funções do organismo realizado por meio da garantia do fluxo suave e livre do Qi (forma chamada pelo chinês de energia), conhecido também como drenagem e dispersão. Ela estabelece a responsabilidade do fígado em desobstruir, liberar, expandir e dispersar a circulação do Qi e do sangue (chamado na MTC de Xue), por todo organismo. Daí a comparação entre o fígado e as árvores que gostam de expandir-se em direção ao céu, pois como expliquei na edição anterior pertence ao elemento madeira.
Essa função influencia e regula a circulação do sangue e os líquidos corporais, controla a função de transporte e transformação do baço no processo digestivo e regula a função do aparelho genital. Considera-se que influencia nossa capacidade de planejar e é o grande predador de nossas emoções, pois em desequilíbrio faz com que fiquemos totalmente vulneráveis emocionalmente.
Muitas doenças energéticas do fígado geram sintomas como irritabilidade, sentimentos ou desejos reprimidos, suspiros frequentes, sensação de caroço na garganta, chamado pelo chinês de Mei Ke Qi. Acarretando também irregularidades do fluxo menstrual e alterações no volume, controlando tanto o volume como a regularidade do fluxo menstrual, pois tem um papel muito importante nas funções ginecológicas. Outra importante função é o armazenamento de sangue funcionando como um reservatório controlando o volume do leito vascular, além de realizar as funções orgânicas como atividade oftalmológica, controle sobre a lubrificação e nutrição dos tecidos moles (tendões, bursas, cartilagens, ligamentos), qualidade das unhas etc. Esta capacidade é chamada de Xue Hai (mar do sangue).
Através de uma avaliação energética funcional, podemos detalhar todas as alterações que podem estar ocorrendo no nosso corpo e assim elaborar individualmente o tratamento que será aplicado, qual alimentação mais adequada aliada à atividade física, que ajuda muito a drenar esse excesso de energia.

Por: Ana Paula Araújo
Crefito: 24998-F
Fisioterapeuta e acupunturista
Contato: 94781-9852
anapaula.fisio.acupuntura@gmail.com

 

 

Compartilhar

Tags

Outros Posts