O ensino e as escolas em tempos de pandemia

Postado em 13 de maio de 2020

Tudo mudou na vida das escolas nessas últimas semanas. Assim, destacam-se as necessidades estruturais e de acessibilidade aos meios tecnológicos, bem como as desigualdades sociais que se traduzem de forma evidente na diferente capacidade de acesso à comunicação e informação e ao conhecimento.
O isolamento social, com o objetivo de reduzir o contágio do Coronavírus, tem exigido dos professores competências pedagógicas adaptadas ao ensino à distância, bem como o acesso a ferramentas para as quais não tinham tido a formação e a preparação prévia necessária, como gravar vídeos e utilizar aplicativos. Do dia para a noite, muitos profissionais viraram verdadeiros youtubers!
Temos testemunhado o empenho de centenas de professores que se desdobram para aprender a usar estas ferramentas, criar novas formas de se comunicarem com os alunos e para desenvolverem práticas colaborativas entre si. Ao mesmo tempo, as equipes que compõem as escolas estão avaliando o impacto na relação pedagógica estabelecida ao nível do contato visual, da distorção da imagem/aparência pessoal, do sentimento de avaliação pela observação direta, bem como as interferências em nível vocal.
E, de cada residência, contamos com o apoio e a compreensão de todos os pais que estão auxiliando seus filhos e que fazem uma troca diária com a escola para que juntos possamos aprimorar este conceito momentâneo de ensino. Nós educadores temos que ter a ampla consciência de que os pais, neste momento, são mediadores do ensino. A obrigação de dar todo o suporte às famílias e de ensinar os alunos continua sendo das escolas, mesmo que este período sem aula presencial exija das unidades de ensino um plano de suporte individualizado quando as aulas voltarem ao normal, pois é direito das famílias que seus filhos sejam amplamente atendidos em suas necessidades pelos educadores.
É preciso valorizar e elogiar o esforço sobre-humano que as equipes escolares têm feito para se reinventar e se reconstruir neste período, em um espaço de tempo de transformação em que tudo mudou e nada é como antes.
O que vivemos atualmente poderá constituir ainda um momento na história do contexto educativo marcante para a reestruturação futura de estratégias pedagógicas e políticas educativas.
Aos profissionais da educação e aos pais – nossos maiores parceiros – nossa eterna gratidão!

 

INÁ SANCHES
Diretora Pedagógica
Mantenedora do Colégio Bilíngue Hipercubo
Contato: (11) 2391-1979 / 94249-3943
Compartilhar

Tags

Outros Posts