O ensino bilíngue e a Base Nacional Curricular

Postado em 3 de setembro de 2019

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Ao ter como objetivo nortear os currículos dos Estados e municípios de todo o Brasil a partir dessas perspectivas, a BNCC coloca em curso o que está previsto no artigo nove da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sancionada em 1996. E já que temos uma base curricular nacional a ser seguida, como a BNCC impacta o ensino bilíngue?
A BNCC é uma norma e deve ser seguida por todas as escolas, sejam elas públicas ou particulares. Quando se trata de uma escola bilíngue, o mesmo acontece. As matérias passam por adaptações a fim de obter parâmetros de conteúdos e formas de avaliação. Por ser necessário trabalhar o estudante em todas as suas dimensões, não há questões conceituais que impeçam a aplicabilidade do ensino bilíngue.
Em alguns países como a China, as crianças são alfabetizadas em chinês e em inglês aos 5 anos de idade. Culturalmente, não observamos essa tradição no Brasil, mas isso não quer dizer que legalmente exista um empecilho para que o processo de ensino e aprendizagem bilíngue possa ocorrer.

As primeiras escritas em Inglês
Na Educação Infantil, obedecemos à audição e à fala, pois atende ao processo de aquisição da língua materna. Posteriormente, as habilidades de escrita e leitura vão sendo introduzidas, por volta dos 6 anos, haja vista que a criança já teve contato com atividades de letramento, mas não há cobrança na escrita.
O ensino bilíngue não ensina a língua inglesa, ensina em inglês. As práticas, as culturas, a arte e a música compõem a integralidade que a Base Nacional Curricular exige. A criança é alfabetizada na língua materna e transpõe para o segundo idioma de forma muito natural.
Totalmente alinhado à BNCC, o ensino bilíngue proporciona diversos benefícios na vida escolar e acadêmica dos alunos que foram imersos nessa modalidade de ensino. Alguns dos benefícios que mais se destacam são a maior capacidade de organização, concentração e o melhor desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à escrita, à fala e à leitura.
É perfeitamente possível criar um ambiente verdadeiramente bilíngue, obedecendo todas as regras da Base Nacional Curricular. A verdadeira escola bilíngue é um local onde a língua estrangeira se torna realmente uma ferramenta de aprendizagem tão central como a língua materna.

INÁ SANCHES
Diretora Pedagógica
Mantenedora do Colégio Bilíngue Hipercubo
Contato: (11) 2391-1979 / 94249-3943
Compartilhar

Outros Posts