Meu filho não aprende. O que eu faço?

Postado em 8 de março de 2022

É muito comum recebermos pais com esta angústia quando identificam que seu filho não está conseguindo desenvolver algumas habilidades no processo de aprendizagem. Eles percebem que em algumas habilidades a criança se desenvolveu até com facilidade, porém em outras está se esforçando muito mas não consegue acompanhar, por exemplo, a turma na sala de aula. Ele pode conseguir desenvolver atividades matemáticas mas não conseguir ler ou escrever, ou ao contrário. De qualquer forma, se foi notado este esforço (dentre outros) para acompanhar os conteúdos na escola, é muito importante entender o motivo. Esta criança pode ter dificuldade de aprendizagem, e o quanto antes for identificada quanto antes ela poderá obter o auxílio que necessita.

O que é a psicopedagogia?
A Psicopedagogia é o campo do conhecimento que estuda o processo de aprendizagem humana. O trabalho normalmente é em Equipe Multidisciplinar, a fim de que haja um atendimento efetivo e humanizado. Apesar de ser mais comum a identificação das dificuldades de aprendizagem na infância e adolescência, elas estão presentes em todas as faixas etárias.
Quais os sinais de que seu filho precisa de ajuda: dificuldade para pronunciar palavras; lentidão para adquirir vocabulário; desinteresse pela escola e atividades escolares; dificuldade para seguir uma rotina e compreender instruções; hiperatividade e/ou falta de atenção; inversão de letras, sílabas ou palavras; caligrafia ilegível; lapsos de memória; dificuldade de entregar trabalhos na hora; de fazer tarefas para casa; confusão com o som das palavras ou sílabas; isolamento e/ou ansiedade; leitura e escrita muito lenta para a idade; falta de organização e de concentração na sala de aula; problemas de socialização na escola; queda no aproveitamento escolar; dificuldade para ler, escrever ou fazer contas; comportamentos atípicos.

Se identificou com alguns desses sinais? São recorrentes?
Você já ouviu alguém dizer que seu filho tem Dislexia (não lê ou escreve), Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Discalculia (dificuldade de assimilar regras matemáticas) e outras… Então, há indicação da necessidade do atendimento de um psicopedagogo.

O que esperamos com o atendimento psicopedagógico?
O atendimento psicopedagógico visa resgatar/ressignificar a relação da criança com a aprendizagem. O aprender eleva sua autoestima, pois muitas vezes está baixa por conta do sofrimento que tem em não conseguir aprender.
Objetivamos nesse processo estimular algumas ações: organização da vida escolar de crianças e de adolescentes; elaboração de um planejamento de estudos; identificação dos materiais escolares necessários para facilitar os momentos de estudo; identificação das dificuldades por disciplina escolar; definição de métodos para melhorar o aprendizado dessas disciplinas; ações em relação à escola, aos familiares e a si mesmo; reconhecimento do estilo de aprendizagem; descoberta e valoração das suas qualidades e habilidades; estimulação da autonomia e da autoconfiança; contato com a escola para compreender a evolução da aprendizagem.
Eu tenho uma coisa pra te contar: quantas vezes ouvimos as pessoas se referirem às crianças com dificuldade e/ou transtorno de aprendizagem como crianças mal educadas, que não possuem limites e, não tão raro, atribuem a responsabilidade aos pais, classificando-os como permissivos ou autoritários. Pode ser até que eu ou você também tenha tido esses pensamentos…
Mas quero dizer: o que transforma, o que nos liberta desses pensamentos, mitos e tabus é a informação. Quanto mais você buscar o conhecimento à cerca da necessidade do seu filho mais você vai entender e vai poder ser a mãe, ou o pai, que o seu filho merece.
Além disso, a melhor relação que pode ter com seu filho é por meio do AFETO. O afeto é o combustível que ele precisa para fortalecer sua autoestima e para se encorajar e se sentir seguro em meio aos desafios que ele deve enfrentar.
A necessidade do seu filho não o define. Ele poderá ser o que quiser, porque ele tem infinitas possibilidades, encoraja-o!

Por: Vilma Moreira
Neuropsicopedagoga
Especialista no atendimento das dificuldades de aprendizagem
Espaço Ressignificar – Contato: (11) 96908-1351
www.espacoressignificar.com
Compartilhar

Outros Posts