Mercado de trabalho em constante mudança exige novo perfil profissional

Postado em 21 de dezembro de 2018

O mercado de trabalho continua muito competitivo e em constante mudança. Com a crise financeira, o fechamento de postos de trabalho, a globalização, o aumento do empreendedorismo, o avanço de novas tecnologias, as terceirizações, a negociação mais livre entre empregador e empregado, flexibilizações dos contratos trabalhistas, o trabalho temporário ou por projetos, se faz necessário que os profissionais se reinventem para sobreviver nesse cenário tão difícil e disputado.
As empresas mais do que nunca buscam profissionais multitarefas, com visão generalista do negócio. Ter experiência, conhecimento técnico e ser especialista em uma área específica de formação são de suma importância, mas também se faz necessário desenvolver conhecimentos e habilidades em outras áreas, capacitando-se para atividades que se complementam, melhorar a competência emocional e comportamental, reavaliar e qualificar a carreira, se preparar para o futuro, aumentando as possibilidades de trabalho e novos campos de atuação dentro e fora da empresa.
Há muitos profissionais competentes buscando uma recolocação, mas sem oportunidades em virtude de pouca oferta de trabalho, tendo como possibilidades trabalhos como autônomos, consultores, efetuar parcerias ou se tornar um pequeno empresário. Precisam ser criativos, flexíveis e preparados para cenários mutáveis. Os mais preparados certamente terão mais chances de sucesso.
Aos poucos as empresas retomarão as contratações, em alguns segmentos específicos já há sinais de melhorias, os profissionais mais requisitados serão aqueles que investiram na carreira, que, entre as mais variadas competências e habilidades, tenham principalmente pró-atividade, iniciativa, criatividade, capacidade de correr riscos, capacidade de adaptação, saber trabalhar em equipe, facilidade de comunicação e relacionamento, que estejam sempre em busca de novos desafios e que tenham uma visão geral de tudo que os cerca. Além disso, é fundamental estar inteirado das novas tecnologias. Todas essas mudanças devem ser absorvidas por todos que almejam obter sucesso no novo cenário. É importante fazer cursos, ler muito, fazer além do que o mercado espera. Há vários cursos pagos e também online que podem ser feitos até pelo celular e totalmente gratuitos. Só não busca conhecimento quem não quer. O investimento nem sempre precisa ser financeiro, mas de tempo, determinação e foco em atividades para enriquecer a carreira e crescer intelectualmente.
É necessário estar preparado para que as oportunidades apareçam, se você não estiver, alguém estará.

Por: Lusia Estevão de Queiroz Silva
Administradora de empresas
Gestora de recursos humanos
Proprietária da Zelar Empregos e Serviços
Contato: 4651-4343
contato@zelarempregos.com.br

Compartilhar

Outros Posts