Medicina tradicional chinesa x dor

Postado em 4 de setembro de 2017

tuinamassage

A Medicina Tradicional chinesa (MTC) é o conjunto de práticas da medicina usada na China, desenvolvida há milhares de anos da sua história e considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental.
Fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica, que se fundamenta nas teorias que foram consideradas como a base da medicina chinesa, que é o estudo do Yin-Yang, a teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Esta teoria tem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano, e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza.
Esta abordagem é aplicada tanto no tratamento das doenças quanto na manutenção da saúde através de diversos métodos diagnósticos que embora aparentemente simples são muito eficazes – observação da língua, da fala, do cheiro, exame do pulso para observação dos órgãos e vísceras (Zang-Fu), fatores emocionais e alimentares.
É reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e ONU (Organização das Nações Unidas), que permitiram que ela mantenha suas concepções filosóficas e energéticas que lhe deram a sustentação através do tempo a integrar todos os métodos de validação da ciência moderna, e que possui um estatuto oficial, e ao mesmo tempo uma abordagem mais humanista e mais global do ser humano, da saúde e da enfermidade.
Atualmente os principais métodos aplicados são: Fitoterapia chinesa (fármacos); Acupuntura; Tui Ná (massagem oriental); Dietoterapia; Eletroacupuntura; Auriculoterapia (tratamento pela orelha); Moxabustão; Ventosaterapia; Práticas físicas como Qi gong, Tai Chi Chuan e algumas artes marciais, consideradas métodos profiláticos para manutenção da saúde ou formas de intervenção para recuperá-las.

Dor
Para a MTC, toda dor se origina por uma obstrução do livre fluxo de energia do corpo (chamado de Qi pelos chineses), juntamente com o livre fluxo sanguíneo, impedindo a irrigação de vasos, causando desarmonias orgânicas e doenças.
Ela também está nos chamando a atenção para os hábitos que podem estar levando à obstrução dessa energia, por exemplo, alimentação desequilibrada, emoções não trabalhadas e sedentarismo.
Somos um ser integral e é com essa abordagem que essa maravilhosa medicina nos olha, um microcosmo em miniatura.

Por: Ana Paula Araújo
Crefito 24998-F
Fisioterapeuta especializada em Acupuntura
Contato: 94781-9852
anapaula.fisio.acupuntura@gmail.com

Compartilhar

Outros Posts