Ilhabela: O destino litorâneo se torna a melhor opção também no frio!

Postado em 2 de julho de 2019

Praia de Itaquanduba no centro. Foto: Robert Werner

Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é considerado um dos destinos mais incríveis no verão. A beleza incomum de suas praias, os passeios ecológicos e os festivais gastronômicos fazem a alegria de quem busca aproveitar as belezas naturais da ilha.
O que pouca gente sabe é que Ilhabela está se destacando no cenário turístico como lugar para curtir o inverno. As mais de 40 praias desertas ou com boa infraestrutura turística estão bem frequentadas e os restaurantes lotam de pessoas de diversas partes do país, ansiosas por novidades como bares da moda e música de qualidade. Em meados de 2018 os hotéis tiveram uma média de ocupação de 80%, mesmo durante a semana, atingindo 90% aos finais de semana, segundo dados da Associação Comercial.
São Sebastião também ficou muito movimentada nesses últimos meses: a cidade próxima a Ilhabela aumentou em cerca de 30% a estadia. Os valores das diárias e dos serviços é o grande chamariz, um grande diferencial, posto que os destinos de inverno convencionais, como Campos do Jordão e Monte Verde, são muito procurados nessa época, gerando u grande fluxo de pessoas e consequente aumento nos valores em geral, as diárias e serviços destinados ao turismo estão com os valores mais em conta.
A Praia de Bonete, na parte sul da ilha, por exemplo, é considerada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês The Guardian – uma praia isolada com mais de 600 metros de extensão e cerca de 300 moradores que vivem do turismo e da pesca local. Ideal para quem deseja ficar longe das tecnologias em geral: no local não há sinal de celular, Internet apenas no wi-fi da Escola Municipal, energia só por meio de placas solares ou geradores, que normalmente são desligados à noite – perfeito pra apreciar o céu, um dos mais estrelados que você vai ver!

Eventos agitam Ilhabela no inverno
Em Ilhabela há diversos eventos ao longo do ano e, mais especialmente no segundo semestre, os muito concorridos Semana da Vela, em julho; o Festival do Camarão, em agosto; e o aniversário da cidade, que é dia 3 de setembro e traz uma programação para o mês todo. Em outubro acontece o 6º Festival Forró na Ilha, que traz atrações imperdíveis pra ninguém ficar parado, e a segunda corrida rústica, na Ponta das Canas faz a alegria dos esportistas.
Mergulhos de principiante e veterano, trilhas, caminhadas ecológicas, observação de pássaros, turismo de aventura, esportes radicais, passeios náuticos e pesca esportiva são algumas das atividades que você pode aproveitar em Ilhabela no inverno.

Realização da 46ª Semana Internacional de Vela em Ilhabela
O maior evento de vela do Brasil e da América Latina será realizado de 13 a 20 de julho. A Semana de Vela é tradicional na ilha e todo ano atrai velejadores de outros estados e de outros países, pela geografia da região e pelas condições perfeitas nas águas do arquipélago, que favorecem o esporte.
A criação do Race Village, em 2017, veio a somar para o sucesso, levando o evento, que antes se concentrava no Yacht Club de Ilhabela, para o Centro Histórico da cidade, com o objetivo de integrar a comunidade, turistas, visitantes e velejadores com suas famílias. Esse espaço ofereceu nos últimos anos shows com artistas conhecidos do público, além de apresentações de dança, exposições, espaço de cinema, palestras, passeios para acompanhar as regatas e muito mais.
O secretário de Esporte e Lazer, Beto de Mazinho, lembrou que a parceria entre a Prefeitura e o Yacht Club resultou em um retorno visto também pelos comerciantes e pela rede hoteleira. “Nesse período, em julho de 2018, a taxa de reservas nos hotéis chegou a 90% e a média mensal se manteve em 80%. Estima-se que em torno de 70 mil pessoas frequentaram o Race Village durante o mês náutico”.

Compartilhar

Tags

Outros Posts