A hipnose transpessoal como tratamento complementar ao câncer

Postado em 26 de outubro de 2019

Um estudo da Stanford University acompanhou 54 mulheres com câncer de mama metastático durante seus tratamentos. Algumas das mulheres receberam terapia de grupo a cada semana e uma parte dessas participantes da terapia foi treinada a realizar a auto-hipnose, para reduzir a dor causada pela doença.
As técnicas de hipnose ensinavam os pacientes a permitir que a dor acontecesse, mas também imaginarem sensações simultâneas nas áreas de dor, como sensações de frio ou formigamento. As pacientes foram ensinadas a focar sua atenção nessas sensações imaginárias alternativas, em vez das sensações de dor.
Ao final do estudo, as mulheres que participaram das técnicas de hipnose apresentaram menores índices de dor do que aquelas que apenas realizavam terapia em grupo ou não tinham terapia ou hipnose.
A auto hipnose é uma das técnicas que podem auxiliar o tratamento do câncer no que diz respeito ao alívio das dores e eliminação dos efeitos colaterais.
Em consultório, a hipnose pode fazer transformações extraordinárias no bem-estar e na autoestima das pessoas. Quem passa por um processo como o câncer não lida apenas com as consequências físicas da doença. O indivíduo também acaba enfrentando seus medos e incertezas, a diminuição da autoestima, perda do cabelo, entre outros.
O estigma do câncer como um todo pode causar um estrago na saúde emocional, o que pode agravar ou acelerar o processo de adoecimento. Não é muito incomum ouvir histórias de que alguém conhecido “se entregou” ao câncer. Desânimo, tristeza, processo depressivo, autodepreciação, luto antecipado são alguns dos desafios emocionais que podem surgir e que, ao se misturarem ao quadro delicado de saúde, podem impactar diretamente no tratamento.

Como a hipnose pode ajudar?
Além de diminuir a dor nos pacientes, a técnica pode reduzir as sensações do desconforto que são geradas pelo tratamento da quimioterapia ou radioterapia. Muitos pacientes que associam a hipnose ao tratamento relatam que não sentem nenhum desconforto durante o tratamento convencional.
Pesquisas apontam que o estado emocional do paciente interfere diretamente no sucesso do tratamento do câncer. E a hipnoterapia vem se provando como uma das técnicas terapêuticas mais eficazes para a gestão emocional e controle de nossos estados emotivos.
A hipnoterapia trabalha as questões emocionais profundamente, ajudando a pessoa na aceitação da doença e a resgatar a sua autoestima perdida, equilibrar o humor, aumentar a esperança, levando a pessoa a um estado de enfrentamento natural e equilibrado.
Nos casos dos pacientes terminais, o uso da hipnose transpessoal é de extrema importância, pois trabalha-se o significado da doença na sua vida, a aceitação perante a morte iminente e principalmente o propósito da sua existência. Levando o paciente a uma melhor aceitação e tranquilidade perante a morte.
Acredite, tudo passa nessa vida, e mudar o significado do câncer na mente do paciente faz com que a pessoa passe pela doença com mais leveza, aceitação e serenidade.

Por: Alex Cruanes
Hipnoterapeuta
Diretor da Hipnose Clinic
Contato: 4653-0063 / 96020-2806
www.institutohipnoseclinic.com.br

Compartilhar

Tags

Outros Posts