A hipnose no tratamento da ansiedade

Postado em 1 de setembro de 2017

hipnose

Considerado o mal do século, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 33% da população mundial sofre de ansiedade, sendo o Brasil o país com a maior taxa de pessoas com os transtornos no mundo, mais de 18 milhões de brasileiros têm algum tipo de ansiedade.
A ansiedade é uma reação emocional natural e instintiva. Quando nossa mente percebe algum tipo de perigo ou ameaça, seja ela real ou imaginária, imediatamente nosso cérebro dispara uma onda de hormônios, deixando o nosso corpo em alerta e ativando em nós o estado de luta-fuga.
Com isso nosso corpo responde com várias sensações desagradáveis de medo, apreensão, tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo.
De acordo com a DSM-5 e a CID-10 existem variações de ansiedade, sendo as principais:
Síndrome do Pânico – Os ataques de pânico acontecem de forma frequente e sem hora marcada, o sujeito está bem e de repente tem sintomas intensos como taquicardia, perda do foco visual, dificuldade de respirar, levando a impressão de morte iminente.
Fobia Específica – É um medo exagerado e irracional de algo específico. É uma forte reação de ansiedade, podendo levar ao ataque de pânico. Existem fobias de múltiplas coisas, baratas, ratos, aranhas, fobia de dirigir, fobia de altura, lugares fechados ou aberto, de padrões geográficos e muito mais.
Fobia Social – Ansiedade intensa e persistente diante do convívio social. O indivíduo evita as pessoas e com isso evita também fazer coisas perto das pessoas, como comer, beber, falar ao celular em público e etc.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) – São pensamentos, ideias ou imagens que invadem a mente da pessoa, levando a mesma a cometer atos compulsivos e obsessivos. São atitudes repetitivas, sem sentido lógico, que geram muito sofrimento.
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) – Popularmente conhecida como “Ansiedade”. É caracterizado pela “preocupação excessiva e expectativa apreensiva”. Em outras palavras a pessoa está constantemente acelerada, apreensiva e preocupada, não está conectada no momento presente, com pensamentos voltados ao futuro. Os sintomas são inquietação, cansaço, dificuldade de concentração, tensão muscular, irritação e outros sintomas podem estar associados.
A ansiedade excessiva, as crises constantes de pânico, o afastamento da família e dos amigos, tratamentos sem resultado efetivo vão deixando a pessoa que sofre desse mal cada vez mais desanimada, depressiva e achando que seu problema não tem solução. Mas, além dos tratamentos convencionais, a hipnoterapia vem se mostrando o tratamento mais rápido e eficaz para esses casos.
Muitos dos sintomas da ansiedade são ativados pelos gatilhos emocionais, quando acontece um fato a emoção aparece, disparando as sensações desagradáveis. Uma das técnicas utilizadas na hipnose é descobrir quais são esses gatilhos, onde e como foram gerados, e desativar esse mecanismo.
Tratamento na causa da ansiedade – Muitos tratamentos terapêuticos tradicionais ensinam o paciente a lidar e reduzir os sintomas, o que é muito importante, na hipnose utiliza-se também dessa metodologia no começo do tratamento para aliviar as tensões imediatas, mas a experiência clínica com a hipnoterapia mostra que todo transtorno de ansiedade tem uma causa anterior ao sintoma, não basta aliviar os sintomas, é preciso resolver o problema na causa, para que os sintomas não apareçam mais.
Transtornos de ansiedade têm solução sim, busque ajuda e tenha uma vida mais feliz.

Por: Alex Cruanes
Hipnoterapeuta
Diretor da Hipnose Clinic
Contato: 4653-0063 / 96020-2806
www.hipnoseclinic.com.br

Compartilhar

Tags

Outros Posts