Farmácia de Manipulação Veterinária

Postado em 2 de julho de 2019

Segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2013, há cerca de 132 milhões de pets no Brasil, distribuídos aproximadamente entre cães (52 milhões), aves (38 milhões), felinos (22 milhões), peixes (18 milhões), entre outros. O mercado PET veterinário, medicamentos veterinários, corresponde a 7,8% do faturamento total do mercado brasileiro, e vem crescendo cada vez mais no parâmetro mundial.
Mesmo com o crescimento exuberante e números estrondosos de faturamento, havia ainda uma certa insatisfação por parte dos tutores e dos médicos veterinários em relação aos medicamentos industrializados, pois estes precisam atingir o maior número de pacientes com restritas opções de apresentação e dose, obrigando o tutor a cortar ou macerar o comprimido, por exemplo.
Com isso, a partir de 2004, com o Decreto nº 5053 e IN nº 11 de 2005 (MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), a farmácia magistral ingressou oficialmente na manipulação de medicamento veterinário e teve como principal função individualizar o medicamento daquele específico paciente, respeitando a dose exata para seu peso, suas particularidades de administração, paladar e possíveis alergias. Mas tendo como pilar principal a responsabilidade e cuidado de acatar a característica farmacológica de cada raça e via de administração de cada fármaco.
A realidade é que todo tutor sente dificuldade em administrar o medicamento para o animal e acaba criando estratégias para que ele não veja, não sinta o cheiro, o que acaba sendo traumático para ambas partes. A farmácia magistral veterinária surgiu para que isso não ocorra mais, podendo oferecer a medicação em diversas formas, cheiros e sabores diferentes para que a adesão ao tratamento seja concluída com sucesso.
Muito parecida com uma farmácia humana, a farmácia de manipulação veterinária atende a diversas classificações de medicamentos que contemplam todos os tipos de tratamento para o animal, desde vermífugos, anti-pulgas, anti-inflamatórios, antibióticos, suplementação e até a linha de beleza, como clareadores de pelagem, protetor solar, xampus, cremes, entre outros. Além de formas farmacêuticas diferenciadas como biscoitos, pastas, géis, caldas, molhos, mas também oferecendo aquelas tradicionais, como cápsulas e saches.
A realidade é que hoje em dia os pets deixaram de ser animais domésticos e tornaram-se membros da família, convivendo e compartilhando de todos os momentos. Vai muito além de alimentá-los e levá-los para passear no domingo pela manhã, é levar em consideração cada olhar, gesto de carinho e sempre lembrar que ali habita uma alma que não pode dizer que está com dor, que sente fome, frio e saber que eles não querem nada em troca, apenas o seu amor, atenção e seu cuidado!

Por: Gabriela F. Chamelette
Farmacêutica Veterinária
CRF-SP: 90070
Empório das Fórmulas
Manipulação – Homeopatia – Veterinária
(11) 4655-0233
E-mail: farmavet@emporiodasformulas.com.br

Compartilhar

Outros Posts