Especialistas em tecnologia abordam inclusão digital para terceira idade

Iniciativa faz parte da Rede Amigo do Idoso e encontros serão realizados em 30 cidades do estado de São Paulo

Postado em 14 de novembro de 2019

São Paulo recebe no dia 18 de novembro duas palestras voltadas para a inclusão digital do público 60+. A ação faz parte da Rede Amigo do Idoso, criada este ano pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC). O objetivo da iniciativa é impactar este público sobre a importância das ferramentas digitais tanto para a inclusão digital segura como para a reintegração no mercado de trabalho.
Dois temas farão parte do encontro. O primeiro será “Comunicação e Longevidade”, abordado pelo estudioso dos impactos da ciência e da tecnologia na longevidade e influenciador 50+, Ricardo Mucci. Já a segunda palestra terá como tema “Uma rede para todos – compartilhar para somar”, ministrada pelo profissional de Tecnologia da Informação José Geraldo Magalhães, que falará sobre a importância das redes sociais como instrumento de inclusão e socialização. O evento ocorrerá na Câmara Municipal de São Paulo.
O objetivo da Rede Amigo do Idoso é integrar, por meio dos conselhos municipais dos idosos do Estado de São Paulo, um conjunto de ações públicas e privadas, voltadas para a valorização e promoção da qualidade de vida do público 60+. A ação envolve a realização de 30 palestras gratuitas, programadas para acontecerem em novembro e dezembro de 2019 e maio de 2020, em 15 cidades-polo de São Paulo.
Além de São Paulo, a programação envolve os seguintes municípios: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Marília, Presidente Prudente, Bauru, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e Santos. A meta é a de impactar 132 cidades paulistas que têm população acima de 50 mil habitantes
O projeto, que é certificado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, foi concebido com a colaboração do jornalista e influenciador 50+ na temática da maturidade moderna, Ricardo Mucci, que ressalta a importância de atividades integradas para este segmento da população.
“São Paulo tem mais de 7 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e, especialmente a população que vive fora dos centros urbanos, carece de informações e conhecimentos sobre o que o futuro lhes reserva. A Rede Amigo do Idoso de São Paulo quer contribuir para a inclusão digital deste público, primeiro passo para sua inserção social e, consequentemente, para que governos, empresas e a sociedade tenham uma percepção mais fiel sobre a realidade da população idosa do estado”, afirma Mucci.
Além da rodada de palestras, a FAPETEC criou o portal www.raisp.org.br, espaço para promover a inclusão digital do público 60+. O portal também conecta os usuários aos Conselhos Municipais do Estado e traz notícias com dicas de saúde, serviços, finanças e políticas públicas. Há ainda uma versão do Estatuto do Idoso para baixar em formato PDF.
A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Vera Luzia do Nascimento Fritz, afirma que a Rede reforçará as ações dos Conselhos. “Na medida em que os conselhos tiverem acesso ágil às informações que permeiam o envelhecer, o trabalho terá melhor qualidade e atingirá objetivos gerais que é a melhoria na política pública municipal, estadual e nacional.”

Compartilhar

Tags

Outros Posts