Então é Natal: conheça as tuias e as poinsétias

Postado em 16 de dezembro de 2019

O Natal está se aproximando, nos contagiando com seu espírito de solidariedade e amor. Nestes momentos que antecedem a grande data festiva sentimos um grande prazer em enfeitar toda a casa com o objetivo principal de unir a família, contagiar os amigos e os vizinhos com a alegria do nascimento de Jesus. E, neste contexto, as plantas têm um papel fundamental na decoração.
A tuia holandesa é uma conífera e é muito parecida com os pinheiros que usamos para montar as árvores de Natal. Apesar da semelhança com a árvore natalina, ela é uma excelente opção para decorar varandas e jardins. Sem falar que é mais vantajosa que algumas árvores porque pode ser cultivada no início em vasos e só depois ser colocada no lugar definitivo, no quintal ou no jardim. E mesmo sendo transferida do vaso para o lugar definitivo, ela não perde a aparência tampouco o seu aroma, que é bem característico e lembra um pouco a época de Natal.
Você pode encontrar a tuia holandesa em diversos tamanhos, que iniciam em 40 centímetros e podem chegar até a 4 metros. Estamos falando das árvores já cultivadas e que são comercializadas. A diferença de tamanho tem a ver com o porte e, neste caso, você escolhe se vai usá-la para decorar um ambiente externo ou interno. E saiba que é uma planta para a vida toda.
A tuia holandesa comercializada é da família das Cupressáceas, e por pertencer a essa família ela exala um delicioso perfume de limão toda vez que é tocada. Essa árvore ainda tem outra característica particular, ela se apresenta em três formatos diferentes: de coração, de bola e piramidal. Todos eles podem ser adquiridos graças ao trabalho de condução manual e técnicas especiais de poda.

Poinsétia
Aqui no Brasil, a poinsettia (Euphorbia pulcherrima) é mais conhecida como bico-de-papagaio. Ela também tem outros nomes populares, como poinsétia, poinsétia-branca e folha-de-sangue, de acordo com a variedade, que determina as cores de suas brácteas (brancas, róseas ou vermelhas). Mas, lá nos Estados Unidos, onde é considerada um dos símbolos do Natal, a poinsettia recebe nomes sugestivos como Christmas star (estrela-do-natal) ou Christmas flower (flor-do-natal).
Assim como os outros símbolos do Natal, a poinsettia também tem várias histórias que explicam sua relação com esta data festiva; a mais conhecida conta que Pepita, uma pobre menina mexicana, nada possuía para presentear o menino Jesus naquela noite de Natal. Enquanto caminhava em direção à capela, juntamente com seu primo Pedro, seu coração estava mais cheio de tristeza do que de alegria. Para consolá-la, Pedro teria dito: “Eu tenho certeza, Pepita, que mesmo o mais humilde presente, se for dado com amor verdadeiro, será valioso diante dos olhos de Jesus”. Não sabendo exatamente o que fazer, Pepita dirigiu-se à beira da estrada e foi colhendo ramos de folhagens comuns e arrumando-as na forma de um ramalhete. Ao olhar aquele amontoado de mato que iria levar como presente ao menino Jesus, sentiu-se ainda mais triste. Enxugou as lágrimas ao entrar na capela do pequeno vilarejo e, ao se aproximar do altar, lembrou-se das palavras do seu primo Pedro, e encheu seu espírito de amor ao colocar os ramos ao pé do presépio. De repente as folhagens verdes foram se transformando em flores de coloração vermelha brilhante e todos que ali estavam tiveram a certeza de estar assistindo a um milagre diante de seus olhos. A partir daquele dia, aquelas flores vermelhas ficaram conhecidas como Flores de Noche Buena e florescem a cada ano durante a época do Natal.

Por: Fast Flores Arujá
Contato: (11) 4655-0509 / 4652-2967
www.fastfloresaruja.com.br

Compartilhar

Outros Posts