Economia x pandemia

Postado em 13 de maio de 2020

A crise pode ser uma oportunidade de criar, lembrando que alguns segmentos chegaram a ter 45% de aumento das vendas mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. As pessoas que trabalham em áreas mais afetadas, como turismo ou eventos, devem olhar para outras áreas para conseguir aumentar seus rendimentos nesse momento.
Um ponto sensível para empreendedores e microempresários é: como conseguir crédito? Esse público está em busca de crédito para não morrer.
É imprescindível que o Estado, os bancos públicos e privados entendam que sem o financiamento o empreendedorismo agoniza e a economia fica letárgica.
Todavia os impactos da Covid-19 nas relações comerciais em nível mundial estão transformando a nossa economia e nos revelam novas realidades e desafios que vão além dos tradicionais problemas que apresentamos no início de nosso texto.
Enumero aqui algumas destas possíveis realidades:
1º – Empresas terão que abandonar a “gambiarra digital”. Ou é digital mesmo ou não é. Plataformas digitais competentes, mesmo que sejam pequenas, são as que irão sobreviver.

2º – Comércio online deixa de ser uma opção secundária de compras. As lojas físicas serão redesenhadas como espaços de experimentação da marca, mas as vendas migrarão rápido para o online antes do que se imaginava.

3º – 95% das lojas Starbucks foram reabertas na China, mas o movimento caiu 40%. As pessoas não consomem mais na loja, compram e vão embora. A Starbucks tem que rever o modelo reduzindo espaço de convivência.

4º – As famílias terão que reaprender a se reunir em casa, partilhar refeições, programar passeios, adquirir produtos em grupo e preservar seus idosos e membros do grupo de risco com hábitos de higiene mais austeros.

5º – O negócio de seguradoras vai sofrer profundas transformações, nos forçando a analisar contratos e mitigar riscos.
6º – A educação online está se provando no meio da crise. Vai haver uma revolução na forma como se ensina e se aprende em todos os níveis.

7º – O consumidor foi “forçado” a migrar neste momento para o comércio online. As empresas que conseguirem proporcionar uma experiência muito boa em todos os aspectos não perderão esse cliente para as lojas físicas ao fim da pandemia. Ao contrário, as empresas que se mostrarem despreparadas perdem espaço.

8º – Não existe setor da economia ou tamanho de negócio que possa dizer: “Eu não tenho necessidade de investir no digital!” Quem pensar assim não tem futuro.
Os pontos acima não são verdades absolutas, até porque em tempos de pandemia os princípios da economia foram abalados e estão sendo redescobertos. Mas algumas verdades são imutáveis: nós (raça humana) sobrevivemos a guerras, peste negra, ditaduras, terremotos, maremotos, tsunamis e tantos outros desafios. Daqui a pouco tempo este será mais um capítulo superado na história… Nos reinventando … E venceremos!

Por: Júlio Taikan Yokoyama
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Arujá
Compartilhar

Tags

Outros Posts