Dor de cabeça segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Postado em 4 de julho de 2018

A dor é um alarme do nosso corpo. É um aviso que algo saiu fora do controle e precisamos nos cuidar.
As dores de cabeça são dos sintomas mais comuns na época atual. Raramente encontramos uma pessoa que não tenha experimentado este sintoma.
Uma das maiores portas de entrada para visibilidade da acupuntura a nível mundial foi através de uma visita do presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, a China, o qual na época relatou uma forte dor de cabeça e o presidente da China imediatamente indagou: Por que você não faz acupuntura?
O presidente aceitou o convite para fazer a acupuntura, e simplesmente resolveu definitivamente a dor de cabeça (a qual era insuportável), na época a história foi divulgada em todos os meios de comunicação.
Me inspirando nesse relato do presidente Richard Nixon, escreverei sobre dor de cabeça segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Nosso organismo é composto de energia, chamada QI. Essa energia percorre o nosso organismo através dos meridianos, no total são 12 meridianos. A Medicina Tradicional Chinesa explica que a dor ocorre quando o QI está estagnado nos meridianos.
Os meridianos estão relacionados com os órgãos (coração, baço, pâncreas, fígado, vesícula biliar, estômago, bexiga e etc.) e percorrem todo o nosso organismo, por isso a localização da dor de cabeça é importante no diagnóstico da MTC.
Conforme a localização da dor de cabeça sabemos o meridiano que está afetado:
– Dores no topo da cabeça: Refere-se ao meridiano do fígado.
– Nos lados da cabeça, têmporas: Refere-se ao meridiano da vesícula biliar, normalmente é uma dor latejante. É muito associado à irritabilidade.
– Frontal: Refere-se ao meridiano do estômago, sensação de peso na cabeça, falta de concentração, atordoamento. Muito associado à ingestão de comidas gordurosas.
– Atrás da cabeça, occipital: Refere-se ao meridiano da bexiga, rigidez nas costas e pescoço. Sensação de falta de vitalidade e falta de vontade.
– Fundo do olho: Refere-se ao meridiano do fígado.
Aqui está apenas um dos exemplos que olhamos no consultório, sabemos que a anamnese é feita de uma forma mais completa e investigativa e através dela podemos concluir quais os meridianos a serem trabalhados.
O tratamento com acupuntura desbloqueia a estagnação e promove a saúde e o equilíbrio energético, melhorando a vida através da inserção de agulhas, e a partir daí são liberadas substâncias analgésicas e anti-inflamatórias no organismo.
Existem muitos estudos que comprovam que a acupuntura é uma das melhores alternativas para o tratamento das dores de cabeça.

Sâmara Larini
Naturóloga formada pela universidade Anhembi Morumbi; pós-graduada especializada em acupuntura estética e practioner de barras de Access.
Contato: 95649-4634 / 99890-7637
E-mail sam_larini@hotmail.com

Compartilhar

Tags

Outros Posts