Cuidados com a pele no calor

A primavera chegou e com ela, os riscos de exposição ao sol

Postado em 10 de outubro de 2016

Evite a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão)Divulgação

Evite a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão)Divulgação

Durante a primavera e o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado. Veja a seguir dicas para aproveitar o calor sem colocar a saúde em risco.

Roupas e acessórios

Além do filtro solar (nosso de todo dia), é importante usar óculos de sol, chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm cerca de 90% das radiação UV.  Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.

Filtro solar

Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.). Aplique o protetor uniformemente em todas as partes de corpo, isso inclui mãos, orelhas, nuca, pés

– uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, calor ou maresia.

– não se esqueça de proteger as cicatrizes. Quando novas podem ficar escuras se não forem protegidas. Se antigas podem desenvolver tumores na pele, apesar de raro. Pode ser colocado o filtro na própria cicatriz ou protegê-las com adesivos ou esparadrapos.

– pessoas de pele negra têm uma proteção “natural” da pele, pela maior quantidade de melanina produzida, mas não podem esquecer da filtro solar, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas.

Hábitos diários

– Aumente a ingestão de líquidos no verão e abuse da água, suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%.

– alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba;

– Aposte em alimentos alto teor de água, baixo teor de carboidratos e muitas fibras para ajudar na hidratação do corpo, prevenir doenças e os sinais do envelhecimento.

– No banho, use sabonetes compatíveis com o tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Compartilhar

Outros Posts