Cuidado com as roupas de cama

A importância dos cuidados gerais na manutenção e limpeza das roupas de cama, mesa e banho

Postado em 22 de agosto de 2018

A limpeza da casa não deve ser feita de qualquer jeito, não é mesmo? Cuidar bem da higiene dos móveis, roupas e artigos de uso pessoal é ideal pra manter a boa saúde da família e evitar que sua decoração seja prejudicada por uma impressão de descuido. Você sabia que limpar a casa com frequência também é o segredo pra evitar prejuízos de roupas e móveis que estragam por causa do mofo? Isso mesmo!
Para te ajudar a cuidar muito bem das peças de cama, mesa e banho, abaixo listamos algumas dicas pra deixar sua casa sempre impecável.
Prevenção – O ideal é sempre se deitar com as roupas limpas e depois de tomar um delicioso banho. Afinal, não adianta nada trocar a roupa de cama se você for dormir com aquela roupa que ficou no seu corpo durante o dia todo.
Uma dica importante é evitar andar pela casa com os sapatos que vieram da rua. Assim, além de conservar melhor a limpeza, também evita que toda aquela impureza do ambiente externo, como microorganismos nocivos, entre no seu lar e contamine todo o ambiente.
Não deixe a bagunça se acumular, combinado? Lugar de roupa é dentro do armário! Já as sujas devem ficar guardadas em um cesto com tampa que pode ficar no banheiro ou na lavanderia.
Cuidando da roupa de cama – Antes de usar um conjunto novo, lave-o de acordo com as instruções contidas na etiqueta. Colchas com enchimento e edredom requerem cuidados especiais para não estragar a peça. Dê preferência aos serviços de lavanderia que utilizam processos, máquinas e produtos específicos para essas peças e guarde-as em bolsas apropriadas para evitar fungos e mofos.
Alguns produtos de beleza e hidratantes corporais podem estragar e manchar roupas de cama. Então, antes de dormir, se for usar um desses produtos no rosto, cubra o travesseiro com uma toalha.
Cuidando de toalhas – Manter as toalhas limpas e bem cuidadas pode evitar problemas de saúde e aumentar a vida útil das peças. Toalhas mal cuidadas podem ser a causa de uma série de problemas de saúde. Por isso é fundamental saber lidar com as toalhas de banho para evitar, dentre outros problemas, a proliferação de germes e bactérias e o contágio de doenças dermatológicas.
Os primeiros cuidados começam antes mesmo de usarmos a toalha de banho. Ao comprarmos uma toalha nova é importante que nos lembremos de lavá-la antes de usá-la, pois não sabemos por quanto tempo ela ficou exposta na loja e com o quê entrou em contato.
O hábito de compartilhar uma mesma toalha entre vários membros da família é muito comum, mas pode ser o responsável pela transmissão de uma série de doenças, incluindo o HPV. Por isso, evite. Para facilitar a organização, uma dica é comprar toalhas de cores diferentes para cada pessoa e estabelecer lugares específicos para que cada um guarde sua toalha.
Após o uso, procure estender as tolhas em locais frescos e arejados. Mantê-las estendidas dentro do banheiro facilita o contato das toalhas com coliformes fecais. Além disso, evite deixar toalhas molhadas amontoadas em cima da cama ou dentro do cesto de roupas sujas. Esse hábito aumenta a proliferação de germes e bactérias que em contato com o corpo podem causar doenças dermatológicas e problemas no couro cabeludo; além de diminuir sua vida útil. Sugere-se também que as toalhas sejam trocadas e lavadas, em média, duas vezes por semana.
No armário – Para ganhar tempo e deixar tudo bem mais prático, guarde os jogos juntos. Lençol, colchas e fronhas. E uma dica bem legal é usar a fronha como um saquinho e guardar todo o jogo dentro dela. Assim, você nunca vai perder uma das peças por aí. Sempre que for guardar um lençol que acabou de passar, coloque-o por baixo da pilha pra garantir que todos os jogos sejam utilizados. Na hora da organização não use só o armário, abuse de prateleiras, baús, gavetas ou mesmo caixas etiquetadas!

Maria Lavadeira – unidade Arujá
aruja@marialavadeira.com.br
Tel: (11) 4653-4910
Rua Rodrigues Alves, 100 – Centro – Arujá
(Próximo à Câmara Municipal)

Compartilhar

Outros Posts